131 anos do 1º Batalhão de Polícia Militar

PUBLICIDADE

Na tarde desta quarta feira, 24/10/23, foi realizada a formatura alusiva a 131 anos do 1º Batalhão de Polícia Militar. A data foi comemorada em uma formatura na sede da Federação Gaúcha de Futebol e contou com representações de unidades do CPC, sociedade civil e entidades afins à BM.

Integrante do CPC – Comando de Policiamento da Capital, o 1º BPM , cujo o patrono é o seu patrono é o Coronel Aparício Gonçalves Borges, está situado na rua dezessete de Junho, 387 no Bairro Menino Deus atendendo a uma extensa área territorial, sendo 21 bairros, atendidos pelas suas companhias de polícia.

Entrega de Comendas do Batalhão de Ferro

Foram momentos de comemorações e reconhecimento aos Oficiais e praças que receberam distinções por meio da Comenda do Batalhão, bem como uma forma também de condecorar autoridades e entidades que de alguma forma tem alguma parcela de colaboração com o Batalhão de Ferro.

Estiveram presentes as seguintes autoridades:

– Comandante-Geral da BM, Cel. Claudio dos Santos Feoli;

– Subcomandante-Geral, Cel. Douglas da Rosa Soares;

– Comandante do Comando de Policiamento da Capital, Cel. Luciano Moritz Bueno;

– Presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, Des. Amilcar Macedo;

– Vereadora Comandante Nádia, representando o poder legislativo de Porto Alegre;

– Secretário Municipal de Segurança Pública, TC. RR. Alexandre Aragon e diversas autoridades e lideranças de bairros.

Com a participação da Banda de Musica da Ajudância-Geral da BM o evento festivo contou a integração de Militares da ativa e da reserva remunerada, reunindo várias gerações que fizeram parte da história do Batalhão de Ferro.

Em seu pronunciamento o Comandante do 1º BPM, Major Marcio Luiz da Costa Limeira, realizou uma descrição histórica do 1º Batalhão, que tem presença histórica no RS, participando das principais revoluções.

Major Costa Limeira – Cmt do 1º BPM

– Este é o Batalhão Guerreiro, pontuou.

– Mas atualmente, nossa “guerra” vitoriosa, tem sido o combate ao crime organizado, apreensão de drogas, proteção das pessoas e do patrimônio que se refletem nos índices satisfatórios apresentados para a sociedade.

Essa presença do 1º BPM é graças aos “homens e mulheres de ferro” pontuou em agradecimento a todos.

– No âmbito do Batalhão, em véspera da data comemorativa, foi realizada uma pesquisa onde praças e oficiais tiveram a liberdade de se manifestar com o tema voltado ao1º BPM.

– Majoritariamente as respostas tiveram a presença da palavra ORGULHO  pelo sentimento de pertencimento à unidade histórica. Assim se manifestou Costa Limeira.

O Comandante-Geral da BM, Coronel Claudio dos Santos Feoli, também usou de seu pronunciamento para falar sobre o Batalhão mais antigo da BM.

Cmt-Geral da BM – Cel Feoli

– Se por um lado temos o Batalhão Guerreiro, por outro temos o verdadeiro DNA que está presente nos veteranos e novos brigadianos do Batalhão de Ferro, tal seja: a disciplina e a hierarquia vividas internamente, somados ao orgulho de pertencimento que resultam em bons serviços para a população.

O Batalhão de Ferro será sempre o exemplo à todas as gerações de militares, acrescentou o comandante.

                                         Veteranos de Ferro

Dezenas de veteranos brigadianos da reserva deram um Show a parte, uniformizados à caráter com a camiseta do 1º BPM, sendo recepcionados pelo Comandante Maj. Costa Limeira.

A direção do Correio Brigadiano, representada pelo Diretor-geral Gilson Noroefé também receberam a Comenda do 1º BPM.

GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Fotos: Gabriel Noroefé e Bernardo Haselein – JCB

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima