Governador conversa com prefeitos e conhece trabalho da polícia no Litoral Norte

297

Eduardo Leite salientou acréscimo de 2 mil policiais até a metade do ano


Leite acompanhou atividade dos Guarda-Vidas e conheceu novo uniforme | Foto: Guilherme Almeida

CORREIO DO POVO

O governador do Estado, Eduardo Leite, esteve no Litoral Norte nesta sexta-feira para acompanhar o trabalho desenvolvido pelas corporações que integram as forças de segurança na região e também escutar as demandas de prefeitos, integrantes das polícias e dos Bombeiros para a confecção de um plano estadual de segurança. Além de ressaltar que a Brigada Militar terá o acréscimo de mais de dois mil policiais até a metade do ano, ele fez questão de destacar a importância da viagem para escutar todas as partes e articular ações para a segurança pública do Rio Grande do Sul.

“Será um projeto transversal que vai mobilizar as secretarias de segurança, educação, saúde, trabalho e assistência e trabalho, além da parceria com os municípios, que têm um papel muito importante na prevenção e que contam com suas próprias forças, que ajudam no policiamento. Tenho certeza que teremos um projeto de segurança que vai dar muitos bons resultados para todas as regiões, não só para o Litoral”, projetou Leite.

O governador almoçou em Tramandaí com delegados e prefeitos do Litoral e, na sequência, foi até a guarita central de Imbé, onde conheceu o novo uniforme dos guarda-vidas, que segue a padronização dos demais estados do país, com a maior parte em vermelho e detalhes em amarelo. A que vinha sendo usada, amarela com detalhes em vermelho, seguirá sendo utilizada, mas pelos guarda-vidas civis. Na oportunidade, Leite conheceu os números dos primeiros 50 dias da Operação Golfinho e acompanhou uma simulação de resgate de um afogado.

“Esse trabalho das forças de segurança me anima e me deixa satisfeito por ver que o Estado está presente onde a população demanda, como é, nesta época, o Litoral”, celebrou.

Ainda em Imbé, o governador conheceu a Delegacia de Polícia do município que é considerada modelo dentro da corporação, já que foi construída baseada nas necessidades da Polícia Civil. Na sequência, esteve na Escola de Aviação da Brigada Militar, em Xangri-Lá, onde recebeu informações das aeronaves que atuam no litoral durante o verão.

A última cidade visitada pelo governador foi Capão da Canoa, onde conheceu, no largo do Baronda, os trabalhos de recreação e educativos desenvolvido pela Polícia Comunitária da Brigada Militar. Na ocasião, o governo do Estado entregou para a BM 20 dos 172 fuzis adquiridos com recursos oriundos de um convênio com o Detran que somam R$ 1,4 milhão.

Eduardo Leite encerrou a passagem com uma reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte. Antes de retornar para Porto Alegre, o governador conheceu a sala de videomonitoramento de Capão da Canoa. “A reunião serviu para identificarmos as demandas e organizarmos as ações do Estado concatenados com as prefeituras de forma a atender os gaúchos que vivem na região ou os que se deslocam para o litoral no verão”, completou.