Alunos-soldados do 3º RPMon realizam treinamento para operações especiais de riscos

799

O polo de ensino de Passo Fundo, através de 83 alunos-soldados, do 3º RPMon, concluiu a matéria de operações de choque e instrumentos de menor potencial ofensivo, que foi  ministrada pelos instrutores que pertencem ao 3º BPChoque.

O total de foi de 35 horas-aulas e elas foram realizadas no centro de instrução militar, na fazenda da Brigada Militar em Passo Fundo.

A disciplina tem o objetivo de aliar a teoria e principalmente a prática em vários atendimentos e ocorrências especiais, bem como o controle de distúrbio civil.

Os equipamentos e materiais necessários para realizar essas atividades práticas foram disponibilizados pelo major Navarro, comandante do 3º BPCHoque,  proporcionando que os alunos tivessem o contato inicial, conhecendo os itens utilizados principalmente em ocorrências de distúrbio civil.

Todos os instrutores que ministraram as aulas possuem o Curso de Especialização em Operações de Choque (CEOC).

A disciplina de operações de choque e instrumentos de menor potencial  ofensivo faz parte do curso básico de formação do policial militar, que no total tem mais de 1600 horas-aulas para preparar esses novos soldados para a comunidade.  

Parte das instruções ocorreu no parque da Efrica, local que contribuiu com a programação no período de chuva.

Em torno de 45 dias os novos soldados irão se formar e começarão a atuar ostensivamente nas ruas.

A militar Tonini, do 3º BPChoque, que está  a frente na foto, participou na coordenação no início do curso. Hoje, como ela está na fase final da gestação, está afastada, mas participou da atividade junto aos alunos-soldados.

 A capitã Luciane, coordenadora do polo de ensino, e o Tenente Coronel Volnei Ceolin, comandante do 3º RPMon, agradecem a todos os envolvidos,  que participaram e proporcionaram que as atividades práticas fossem realizadas, como o 3º BPChoque, que emprestou os equipamentos necessários para esse tipo de instrução, bem como o efetivo da fazenda ,que auxiliou durante o dia na realização das atividades.  

Rádio Planalto News