Brigada Militar forma 30 alunos soldados em Uruguaiana

211
Gabriela Barcellos Jornal Cidade

Ocorreu na tarde de ontem, 7/8, a formatura de mais 30 novos policiais militares, que irão reforçar a Brigada Militar já a partir deste mês. A solenidade ocorreu no Ginásio Municipal Oscar Miranda Schimidt, o ‘Schimidtão’, na Avenida Presidente Vargas, e integra uma série de cerimonias que está dando posse a cerca de dois mil novos brigadianos, e que tiveram início em Porto Alegre, ainda no mês passado. Além do comando local da BM, encabeçado pelo tenente coronel Antônio Felipe Xinga Zinga Júnior, de autoridades municipais e familiares, estive presente o diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, coronel Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas. 

Trata-se de 30 soldados alunos, aprovados em concurso público realizado em 2018, ainda sob o comando do ex-governador José Ivo Sartori (PMDB), e realizaram em Uruguaiana, no 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) o treinamento prático. De acordo com o 1º BPAF, foram oito meses e meio de treinamento, somando 1 675 horas, onde os alunos soldados aprenderam sobre conhecimentos específicos da atividade de policial militar, como direito penal, sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, defesa pessoal, medicina legal e policiamento ostensivo, entre outros temas. Nos últimos dois meses, fizeram estágio supervisionado, atuando no policiamento das ruas.

Lotações

O 1º BPAF deverá ficar com alguns dos policiais formados, tanto para atuar em Uruguaiana, quando em Barra do Quaraí, cidade vizinha e que está sob o comando do Batalhão. No entanto, de acordo com o 1º BPAF, ainda não há informações sobre quantos serão.

O que se sabe ao certo é que o ingresso dos formandos do curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, iniciado em 12 de novembro do ano passado, vai permitir à corporação manter um efetivo mínimo de cinco PMs em todos os 497 municípios do Estado, além do policiamento 24 horas nas estradas cobertas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Para distribuir o reforço de efetivo, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) elaborou uma estratégia que coloca em prática as premissas de inteligência e investimento qualificado do programa RS Seguro, com adoção de critérios objetivos que priorizam os municípios menos guarnecidos, além das unidades e serviços com maior impacto regionalizado, para otimizar o aproveitamento do reforço.

Hoje, 8/8, uma cerimônia semelhante acontece em Igrejinha e Bagé. Amanhã, 9/8, é a vez de Osório, Frederico Westphalen, Santana do Livramento e Três Passos; e no dia dez, as formaturas serão concluídas com cerimônias em Santa Rosa e Santo Ângelo.