O Brigadiano tem por missão servir a comunidade gaúcha, defendendo a vida e mantendo a normalidade do cotidiano das pessoas.
Um trabalho árduo e sem interrupções, não existe feriado nesta atividade, a segurança não tira folga, pois o crime age sempre e o Brigadiano precisa prevenir, evitando a ação da criminalidade.
Também é preciso agir quando o ato contra a sociedade acontece, partindo para a busca e prisão dos autores dos crimes, o que demanda técnica e preparo físico e psicológico.
Natal é tempo de confraternização das famílias, mas quem é Brigadiano não tem essa prerrogativa, pois pode ter uma jornada de trabalho neste período.
Assim enquanto grande parcela da população fica nos seus lares, os integrantes da Brigada Militar ficam atentos para que haja paz nas ruas.
Infelizmente poucos reconhecem a dedicação e o sacrifício dos profissionais da segurança, nem lembram do quanto deixam de conviver com as famílias.
Pelo trabalho desempenhado aquilo que recebem é muito abaixo do que merecem, tomara que este reconhecimento venha por parte da população e do Governo.
Paulo Franquilin