Recentemente ocorreu a divulgação pelo Ministério da Educação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. No ponto, chamou a atenção os resultados obtidos pelos alunos dos Colégios Tiradentes da BM.
Pois bem! A Brigada Militar, orgulhosa dos resultados, publicou em seu site: “[…] No apurado, seis das oito unidades da rede dos CT da BM ficaram entre as 20 melhores escolas públicas do ensino médio do Rio Grande do Sul. O destaque foi o CT de Ijuí, que obteve média de 7,3, em uma escala de 0 a 10. O resultado coloca a unidade como a sétima melhor escola pública do ensino médio no Brasil e a melhor instituição pública de ensino médio na região Sul. Entre os demais destaques em âmbito estadual, também estão as unidades dos Colégios Tiradentes de Passo Fundo (6,4), Santo Ângelo (6,4), Pelotas (6,1), Porto Alegre (5,8) e São Gabriel (5,7). As unidades alcançaram nota ao menos 1,5 ponto acima da média das notas no Rio Grande do Sul, que foi de 4,2. O Ideb é divulgado pelo MEC a cada dois anos. O índice avalia as escolas que atuam na educação básica do país, com divisão dos resultados entre as etapas de ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e ensino médio. Os índices são aferidos por meio das taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar do MEC, e das médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para o apurado desta edição, as provas foram aplicadas em outubro e novembro de 2023 […].
Só essa notícia já enche de orgulho a todos os brigadianos, até por que temos consciência das dificuldades do desempenho do ensino gaúcho, nas mesmas avaliações.
Na curiosidade própria de um brigadiano, busquei verificar os desempenhos dos anos anteriores, que periodicamente são divulgados e, assim, podemos constatar:
Vejam! Não foi ao acaso os resultados alcançados, muito além, foi competência dos Comandantes das escolas. Os números indicam uma sequência de excelência. Tomando por exemplo o CT/Ijui, em 2013 entre todas as instituições de ensino público e privado do país, estava na posição 517, o que por si só já era um grande feito, mas ao longo do tempo foi se organizando e melhorando continuamente, chegando em 2023 na 39ª posição. Para não me alongar na analise estatística, na corrente avaliação, agora, tomando por base as escolas públicas e privadas do RS o CT/Ijuí foi top – primeiro lugar. Mas é bom dizer que todos os demais CT/BM estão fortemente ranqueados, em todas as classificações apontadas, Nacional, Estadual e Municipal.
Parabéns aos alunos e professores dos CT/BM pelos resultados alcançados.
Embora estejamos vivendo em tempos difíceis, o que se vê, é a Brigada Militar dos gaúchos e já quase bicentenária, alcançando resultados de excelência, na área de ensino, contribuindo para o reposicionamento da rede pública através de melhores resultados tanto do ENEM quanto no Ideb e, assim, qualificar nossos alunos visando um futuro mais promissor.
Nesta direção, como diz a canção da BM “Dos leões farroupilhas trazemos. O vigor destemido no ser. Heroísmo, bravura e ousadia. Pra vitória final merecer!” .
Avante Brigada Militar!
Paulo Roberto Mendes Rodrigues – Cel – Ex Cmt Geral da BM