No dia 31 de agosto/24 foi realizado um grande encontro de veteranos que serviram no 4º Regimento de Polícia Montada, da Brigada Militar, o Regimento Bento Gonçalves.
O 4º RPMon tem uma história rica tendo como princípio em 1913 sendo um modesto mas operante destacamento mantido no Palácio Piratini, chamada Escolta Presidencial, atuando como unidade de choque nas manifestações que já a época perturbavam o governo.
Em 25 de janeiro de 1916, o Decreto nº 2172 do Presidente do Estado tornou a “Escolta Presidencial” uma unidade independente, ato originário considerado o nascimento do 4º RPMon, seu primeiro Comandante foi o Cap Lourenço Galant. Ainda assim tendo mudanças de denominações até chegar em 1985 e definitivamente receber o nome de Regimento Bento Gonçalves 4º Regimento de Polícia Montada.
O Regimento desde 1960 é realiza um evento reconhecido mundialmente: – O Festival Hípico Noturno.
Esta unidade de tantos feitos tem sido motivo de orgulho por quem já passou por suas fileiras, independente de posto ou graduação.
É comum os cavalarianos ostentando o feito de ser da unidade dos “beiçudos”, de ter orgulho de ter realizado o policiamento sob lombo do cavalo símbolo do RS.
Eram notadamente abraços de camaradagem companheirismo e principalmente saudades de quem após a reserva raramente se encontravam.
Um dos veteramos descrevia a realidade de ontem e de hoje:
– Antigamente, nós convivíamos mais tempo juntos na ativa, os esquadrões do regimento eram na própria sede, e aqui nos ficávamos juntos, cuidando dos cavalos para o policiamento, saindo em equipe. Hoje a realidade é outra, efetivo menor, menos tempo de convivência, Eramos como uma família comentou o PM.
Um dos organizadores, o 1º Tenente PME Eduardo Bueno relatou que o evento veio para ficar:
– Propomos ao Comando da Unidade além da realização do encontro, para que constasse no calendário de atividades do 4º RPMon e fomos prontamente atendidos, assim como também foi descerrada a placa para o espaço privativo de estacionamento para o veterano que retorna a sua antiga unidade, relatou.
– A presença de mais de duas centenas de veteranos, veio a coroar o esforço que fizemos, cumprindo uma “dívida” com quem deixou um legado de abnegação a sociedade gaúcha, os cavalarianos do 4º RPMon, finalizou Bueno.
O Comandante do 4º RPMon Tenente Coronel Luiz Felipe Medeiros dos Santos ao saudar os convidados, evidenciou a importância de iniciativas como essas que mantém a tropa unida reconhecendo que a história se faz com bons exemplos, e os veteranos continuarão servindo de exemplos aos PMs mais novos.
O evento contou com o café da manhã, desfile dos veteranos e um belo almoço servido aos convidados.
Estiveram presentes alguns ex. comandantes a exemplo do Cel lson Pinto De Oliveira; Ten Cel Antonio Carlos França Sarti; Ten Cen Edison Estivalete Bilhalva; Ten Cel José Carlos Pacheco Ferreira; Ten Cel Ives Cláudio PachecO.
O encontro contou com o apoio da Instituição Beneficente Coronel Massot – IBCM que também foi homenageado pelos militares do 4º RPMon.
GALERIA DE FOTOS
VÍDEO