A emoção de seu Osmar e gratidão aos PMs que recuperaram a sua gaita furtada

PUBLICIDADE

PorPlantão Jornal Ibiá

Pai e filho tiveram as gaitas furtadas em Alfama, após dupla levar os instrumentos com a promessa de que iriam benzer

Aos 15 anos de idade, o então adolescente Osmar Grosz comprou a tão sonhada gaita. Pagou, na época, 7.500 contos de réis por uma gaita Todeschini. Com a gaita, seu Osmar conta que animava festas em bailes em várias cidades.

Foram mais de 70 anos em que o agricultor da localidade de Alfama, no interior de Montenegro, esteve com sua companheira de animação, tocando canções gaúchas, sertanejas, alemãs e de outros ritmos. Com orgulho, aos quase 86 anos de vida, mostra fotos das festas de casamento e aniversário, além de bailes que animava. E também tirou do roupeiro as partituras das aulas de gaita de sete décadas atrás.

Agricultor de 85 anos tocou e lembrou histórias de 7 décadas animando festas com o instrumento

Na manhã de terça-feira da semana passada, 16, o aposentado estava sozinho em casa, em local de difícil acesso, quando chegaram dois indivíduos num veículo Ecosport, com placas de Lajeado, se apresentando como benzedores e vendedores de chás. Alegando que iriam levar a gaita de seu Osmar, e também a do filho Sidney, de 54 anos, para que fossem benzidas, os indivíduos saíram carregando os instrumentos musicais. Só depois se descobriu que as gaitas, avaliadas em mais de 13 mil reais, mas com um valor sentimental muito maior, tinham sido furtadas pela dupla, que também teria levado frasco de perfume e 70 reais em dinheiro. “Foi muito difícil, principalmente para o pai, que desde criança vivia com essa gaita. “Ele estava muito triste, sabendo que provavelmente as gaitas não iriam retornar mais”, diz o filho Sidney.

Gaitas tinham sido furtadas em Alfama
– Crédito: BM

A Brigada Militar logo iniciou buscas, com a informação de que os suspeitos estariam em um veículo Ecosport de cor cinza com placas de Lajeado. Através de informações, no dia seguinte os policiais militares chegaram ao paradeiro do veículo, mas os instrumentos musicais não se encontravam no seu interior. As gaitas já teriam sido levadas para outra cidade, da Região Metropolitana, dificultando ainda mais a sua recuperação. Mas graças aos contatos, os policiais conseguiram fazer com que as gaitas fossem devolvidas, sendo entregues em um acampamento na margem do rio Caí, junto ao Balneário Municipal (Baixio).

Um suspeito também foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e está se apurando a participação dos envolvidos em outros furtos e tentativas em propriedades do interior do município. Segundo agricultores, eles estiveram em diversos locais. Inclusive vítimas de outro furto, ocorrido na localidade de Costa da Serra, reconheceram através de fotografias objetos seus que teriam sido subtraídos e se encontravam também no acampamento. Em todos os locais os indivíduos se apresentavam como vendedores de chás e benzedores, o que serve de alerta para a população. Em caso de qualquer suspeita, entrar em contato pelo telefone 190, da BM.

Emoção e lágrimas

Emocionado, Osmar e a família receberam a guarnição da Brigada Militar na última terça-feira. Entre um chimarrão e outro, sem esconder as lágrimas e com a voz embargada, o idoso agradeceu aos PMs pelo empenho na recuperação dos instrumentos musicais. A emoção também estava no rosto dos policiais ao verem o agricultor feliz da vida tocando novamente a sua gaita. “Isso não tem preço”, comentaram os PMs. Já seu Osmar fica com os olhos lacrimejando ao relembrar o reencontro com sua companheira de tantas canções. E fez questão de tocar para os policiais como forma de agradecimento pela dedicação na recuperação.

O agradecimento não foi só por parte de seu Osmar e família. Ao longo do percurso até a propriedade, muitos agricultores acenavam e foram até a viatura para cumprimentar os policiais. “Isso nos motiva a trabalhar ainda mais pela comunidade”, disseram os agentes, lembrando a importância da população avisar o quanto antes 0000000e passar informações em caso de qualquer suspeita.

Mais recentes

PUBLICIDADE

plugins premium WordPress
Rolar para cima