Aniversário de 124 anos do HBM é comemorado com a inauguração do centro de cirurgia robótica.

464

No dia 24 de setembro/21 o Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre comemorou o seu 124º aniversário.

O Hospital foi fundado em setembro de 1897 devido à preocupação do Comando-Geral em ter profissionais da área da saúde na corporação para atender os brigadianos. Já em 1971, foram inauguradas as instalações atuais, no bairro Tristeza. Desde então, a instituição tem se modernizado e ampliado seus atendimentos a fim de cuidar cada vez melhor daqueles que cuidam dos gaúchos. 

Com uma programação que contou com discursos emocionados e entrega de comendas à pessoas e entidades que colaboram de alguma forma com as conquistas do hospital, a solenidade, mesmo festiva, demarcou a inauguração de mais uma importante obra que acrescenta a visível evolução na gestão e patrimônio do Hospital da BM na última década. Trata-se da inauguração do bloco de cirurgia robótica.

HOMENAGEADOS COM A COMENDA DO HBM-PA

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CIRURGIA ROBÓTICA

O espaço foi inaugurando a fim de possibilitar as cirurgias robóticas realizadas por médicos qualificados a operarem com o Robô Da Vinci geração “X”, equipamento adquirido com o esforço do Comando da Brigada Militar, com recursos do estado, cujo investimento contou com o esforço e perseverança do comando da corporação e órgãos técnicos do Departamento de saúde, com valores que ultrapassam 09 milhão de reais, somente para a aquisição.

A inauguração do espaço destinado a realização dos procedimentos contou com a doação de aproximadamente 1,2 milhão doados pela empresa Gerdau bem como a aquisição do estabilizador doado pela Instituição beneficente Coronel Massot – IBCM, com um investimento de 38 mil reais.

O salto de qualidade e excelência do Hospital da brigada Militar de Porto Alegre, terá consequências extraordinárias a curtíssimo prazo, avalia o Diretor do Hospital da Brigada Militar TC. Artur Arregui Zilio, oficial que acompanhou todo o projeto até a sua inauguração.

O sistema de cirurgia roboticamente assistida é o mais moderno equipamento em saúde em nível mundial. Composto basicamente de três componentes principais: o console do cirurgião, o robô cirúrgico com acesso ao paciente e um rack composto pelo sistema de laparoscopia. O robô, propriamente dito, consiste de uma plataforma que permanece ao lado da mesa de cirurgia composta por braços robóticos com acesso ao paciente que sustentam os instrumentais e o endoscópio.

ASSISTA COBERTURA DO EVENTO