Artigo: DIA DAS POLÍCIAS CIVIS E MILITARES, comemorado a 21 de abril.

793
Comissário Abreu

Não é coincidência: comemora-se o dia da polícia brasileira em 21 de abril para homenagear seu grande patrono, o então alferes Tiradentes. Ele virou mártir depois de ter sido enforcado em praça pública devido a uma denúncia de um de seus companheiros, durante a Inconfidência Mineira.
A origem da Polícia remete há séculos atrás, e por ter sido tão bem sucedida, é parte de nossa sociedade até os dias de hoje. A segurança, um dos deveres prioritários de nossos policiais, é primordial nesses tempos de tamanha violência gratuita.
Considerando que entre os grandes homens da História que mais se empenharam pela manutenção da ordem interna, avulta a figura heróica do Alferes (cargo militar semelhante ao de tenente) JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER (Tiradentes) o qual, anteriormente aos acontecimentos que foram base da nossa Independência, prestou à segurança pública, quer na esfera militar, quer na vida civil, patrióticos serviços assinalados do tempo e de indubitável autenticidade.
Considerando que a ação do indômito mártir da Independência, como soldado da Lei e da ordem devem constituir um paradigma para os que hoje exercem funções de defesa da segurança pública, como sejam as polícias civis e militares, às quais incumbe a manutenção da ordem e resguardo das instituições.
A comemoração do Dia das Polícias Civis e Militares foi instituída pelo presidente Dutra, mediante o decreto-lei no 9.208, de 29/4/1946.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes é considerado mártir da Independência e da República e foi escolhido patrono das polícias por estar comprometido com as questões nacionalistas do período em que viveu. Estamos aqui para relembrar e homenagear a causa de sua luta e de homenagear todos os vocacionados policiais que defendem suas estrelas e atendendo o seu juramento de SERVIR e PROTEGER!

Penso que PARABÉNS, Seja uma palavra simples e ao mesmo tempo, complexa! Quem deseja o BEM PARA as pessoas, está emitindo energia de luz, PARA O BEM e em torno dela própria! Então desejo que todos possam receber todo o BEM que desejo, que Deus ilumine sempre nossos caminhos! PARABÉNS aos colegas Policiais pela passagem do DIA 21 DE ABRIL! Um forte abraço!

Comissário Abreu