BM recebe reforço de 27 novos soldados e três viaturas em Novo Hamburgo

86

Efetivo será direcionado ao policiamento ostensivo no Município

JORNAL NH

A segurança pública de Novo Hamburgo ganhou reforço. O 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) recebeu ontem um grupo de 27 novos policiais. A ampliação do efetivo é composta por soldados que encerraram o curso de formação policial. São 21 homens e seis mulheres com idades entre 22 e 29 anos, oriundos da turma de 865 soldados formados em novembro pela Brigada Militar (BM).

Apresentação de novos soldados ocorreu durante cerimônia na sede da CDL-NH Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Neste primeiro momento, o grupo fará parte da Operação Papai Noel, que reforça o policiamento na área central para garantir a segurança durante este período de compras de final de ano. “A estimativa é que na próxima semana eles sejam designados às rondas ostensivas, onde atuarão em duplas, com policias mais experientes”, observou o comandante do 3° BPM, tenente-coronel André Marcelo Ribeiro Machado.

Na cerimônia, os soldados foram integrados ao batalhão. Mesmo no ambiente festivo de boas vindas, o coronel Douglas da Rosa Soares, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Sinos (CRPO/VRS), destacou os objetivos da unidade e a importância de cada policial atuar pela redução dos crimes. “Quando homens e mulheres decidem prestar serviço público e passam a integrar a Brigada Militar, nós temos mais esperança de chegar a uma condição de convivência pacífica no Estado. Esperamos que esses novos soldados mantenham sempre acesa essa chama que os motivou a estar aqui hoje”, afirmou Soares.

O curso de formação básico, que tem duração de oito meses, oferece aulas sobre direitos humanos, defesa pessoal, sociologia da violência e história da Brigada Militar, além de treinamento de tiro e estágio supervisionado.

Equipamentos

Durante a cerimônia também foram entregues três viaturas semiblindadas modelo Toyota Corolla. Os automóveis foram adquiridos pelo Estado com recursos próprios e através do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Piseg/RS), além de emendas parlamentares. Conforme o tenente-coronel Ribeiro, os veículos entrariam em operação ontem mesmo e servirá para “manter as reduções da criminalidade”.

Parceria com a comunidade

O efetivo da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) também foi contemplado. Através da parceira público-privado a Sicredi Pioneira repassou dez pares de botas modelo motociclista e dez pares de luvas aos agentes de segurança. De acordo com a gerente da agência Sicredi Centro, Juliana Kuhn de Macedo, a cooperativa é parceira de ações que desenvolvam o bem-estar da comunidade. “Temos em nossa essência a cooperação e a preocupação com a comunidade e a região”, comentou Juliana.

“Essa cerimônia, busca agradecer aos empresários que nos apoiaram e aos demais, fica o convite para aderir a esse trabalho e aproveitar o potencial da região, redirecionar os recursos para ela mesma”, completou o comandante do 3º BPM.