BM reinaugura prédio do 1° Regimento de Polícia Montada em Santa Maria

495
Em sua reforma, parte da mão de obra foi executada por integrantes da Brigada Militar e do Exército Brasileiro.

Reforma do imóvel, que é patrimônio da corporação e do município, custou cerca de R$ 1,8 milhões

A Brigada Militar reinaugurou o prédio do 1º Regimento de Polícia Montada (1° RPMon), em Santa Maria, na manhã de quarta-feira (25/8). O prédio, inaugurado em 1940, passou por um processo de restauração e modernização para recuperar estruturas danificadas por intempéries nas últimas décadas. Durante um vendaval em 2017, ocorreu o destelhamento do prédio, causando sua interdição. Até o momento, a unidade estava funcionando em um imóvel alugado pela corporação, no Centro da cidade.

O prédio, inaugurado em 1940, passou por um processo de restauração e modernização para recuperar estruturas danificadas.

A edificação reinaugurada é patrimônio histórico da Brigada Militar e da cidade de Santa Maria. Em sua reforma, parte da mão de obra foi executada por integrantes da Brigada Militar e do Exército Brasileiro. Além da troca de todo o telhado, houve a pintura do prédio, substituição de aberturas e pisos, bem como melhorias nos alojamentos de praças e oficiais. Também foi possível um avanço tecnológico com a modernização do setor de processamento de ocorrências, utilizada por todo o policiamento da cidade.

O comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, o subcomandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, e o chefe do Estado Maior da BM, coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior, viajaram a Santa Maria para prestigiar a solenidade. Também participou o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região Central (CRPO Central), coronel Erivelto Hernandes Rodrigues.

A sede do 1° RP Mon, que fica no complexo onde também funciona o CRPO Central, foi restaurada com recursos do governo estadual, do empresariado local e da região, bem como, do Conselho Municipal Pró Segurança Pública. O valor total da restauração foi de aproximadamente R$1,8 milhão.

Autoridades da Brigada Militar presentes na reinauguração do prédio.

O comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Cleberson Bastianello, falou sobre as obras priorizarem, além da preservação do patrimônio, a modernização do prédio para as novas demandas da segurança pública, visando também a proteção e o bem-estar dos policiais militares.

Comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Cleberson Bastianello.

“É uma satisfação não só para a Brigada Militar, mas para a comunidade de Santa Maria, que tem à disposição, de novo, essa grande estrutura em benefício da própria população. As reformas feitas no quartel foram para, prioritariamente, oferecer segurança e melhores condições de trabalho aos brigadianos, para que eles entreguem melhor qualidade do serviço que prestam nas ruas”, destacou Bastianello.

Fonte: PM5/BM