Brigada Militar inicia o Curso Superior de Polícia Militar inicia com 135 novos cadetes

1994
Foto Brigada Militar

Nesta segunda-feira (12/4), marca a apresentação dos 135 novos alunos-oficiais na Academia de Polícia Militar (APM), no complexo do Departamento de Ensino, em Porto Alegre. Os novos cadetes irão frequentar o Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) que dá acesso ao cargo de Capitão do Quadro de Oficias do Estado-Maior da Brigada Militar.

Os novos alunos-oficiais eram aguardados após longo período de concurso público, todos são bacharéis em direito (pré-requisito para ingresso na carreira de nível superior da Brigada Militar). Eles foram recepcionados inicialmente pelo Comandante da APM, Tenente Coronel José Carlos Pacheco Ferreira, o Subcomandante Major Luiz Felipe Medeiros dos Santos e demais oficiais que integram a coordenação do curso.

Na sequência receberam uniformes, identificação e, em função das adaptações necessárias à cultura e missão da Brigada Militar, os novos cadetes receberam já nesse primeiro contato com a atividade policial militar e seguirão recebendo ao longo dessa primeira semana, diversas instruções pelos seus Comandantes de Pelotão, tais como, ordem unida, saúde física, abordagem policial, bem como os principais pontos dos regulamentos que regem a vida do policial militar.

Devido à pandemia, muitas adequações foram projetadas para possibilitar e preservar a segurança dos alunos e seus coordenadores, como é o caso dos alojamentos de pernoite para alunos, que serão restritos para aqueles que irão atuar nas escalas de serviço na Academia de Polícia Militar. Todos os protocolos de segurança exigidos no contexto de pandemia foram adotados, além da diminuição de alunos em salas de aula, para garantir o distanciamento necessário. No entanto, mesmo com os novos desafios, todos eles seguem com seu propósito de se tornarem Oficiais da Brigada Militar.

Hoje no início da tarde o Diretor do Departamento de Ensino, Tenente-Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira e o Subdiretor, Tenente-Coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues deram as boas-vindas aos alunos-oficiais.

 A Brigada Militar celebra o início de tão aguardado curso dos futuros líderes da Instituição.

Fonte: Brigada Militar https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/o-curso-superior-de-policia-militar-inicia-com-135-novos-cadetes-da-brigada-militar