Brigada Militar recebe as primeiras viaturas semiblindadas da corporação

7551

53 veículos foram entregues em cerimônia realizada no estacionamento do Parque Marinha do Brasil

Foto: Secretaria Estadual de Segurança Pública/Divulgação

Os agentes da Brigada Militar (BM) contam, a partir desta quarta-feira (20), com 53 viaturas semiblindadas. Os veículos, entregues pelo Governo do Rio Grande do Sul durante cerimônia realizada no estacionamento do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, são os primeiros do tipo a integrarem a frota da corporação.

As caminhonetes, equipadas com escudo balístico para uso na rotina de policiamento e operações, são do modelo Toyota Hilux e custaram cerca de R$ 10,8 milhões aos cofres públicos. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), o investimento foi custeado a partir de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

A tecnologia de blindagem nas viaturas é a mesma instalada nos equipamentos já entregues à Polícia Civil. A carroceria dos carros recebe a instalação de mantas com nove camadas do tecido de fibra de aramida, mais leve que o aço e com capacidade de resistência quatro vezes maior a disparos de arma de fogo.

As viaturas vão reforçar a operação da BM em onze das 23 cidades que integram o programa RS Seguro, criado para a redução dos indicadores de criminalidade nos municípios mais violentos do Estado. A partir de agora, todos os carros que ingressarem na frota da corporação serão semiblindados.

Cidades que vão receber as viaturas semiblindadas

CIDADEQUANTIDADE
Porto Alegre23
Canoas3
Gravataí3
Viamão3
Alvorada3
Cachoeirinha3
Sapucaia do Sul3
Esteio3
São Leopoldo3
Novo Hamburgo3
Guaíba3

A solenidade também marcou a entrega de quatro ambulâncias de resgate para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS). Os veículos custaram R$ 910 milhões e serão enviados aos pelotões de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Alvorada e Cachoeirinha.

O Governo planeja entregar, nos próximos meses, mais 123 viaturas semiblindadas. A Brigada Militar, deve receber 103 Dusters, custeadas a partir de emendas de bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. Já as vinte pick-ups Hilux, que deverão reforçar o trabalho da Polícia Civil, serão compradas com recursos do FNSP.

FONTE Aristoteles Junior/Rádio Guaíba