Ciclista Cabo Vieira – PMPR vai percorrer 1.250 kms em 10 dias, de Curitiba até o Chuí – RS chamar atenção à necessidade de novos doadores de medula óssea

449
Cabo Vieira – Estado do Paraná e 1º Tenente PME Juarez – RS

Pedalando para vida – Campanha pela doação de medula óssea

O Jornal Correio Brigadiano acompanhou neste domingo (10.jan.21) a chegada do Cabo Marcelo Vieira da Policia Militar do Paraná.

 Ciclista curitibano ele está percorrer 1.250 kms em 10 dias, de Curitiba até o Chuí – RS. Sua intenção é chamar atenção à necessidade de novos doadores de medula óssea. Com a Pandemia, diminuiu em 40% o cadastro de novos doadores. Pedalando para Vida é uma campanha que procura aumentar o número de doadores de medula óssea, através de desafiantes viagens de bicicleta.

Visivelmente cansado da longa viagem, ao chegar na Capital dos gaúchos o Cabo Vieira afirma:

– O ato é uma importante provocação em fazer algo extraordinário  para salvar vidas.

Marcelo Vieira, 49 anos, Policial Militar, realiza longas viagens em sua bicicleta desde 2015. Inclusive já saiu do Oceano Atlântico e foi até o Pacífico em Fevereiro de 2020, pedalando 3.108 kms de Paranaguá até Antofagasta, no norte do Chile. A campanha consiste levar ao conhecimento das pessoas informações sobre a doação de medula óssea, principalmente que a compatibilidade de 1 paciente para outro doador é de 1 para 100.000, ou seja, é muito difícil encontrar a cura através da doação. O que pode aumentar a esperança de quem necessita de uma nova medula óssea para viver, é ter novas pessoas no Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME.

A Campanha Pedalando para Vida não parou em 2020, e em Janeiro de 2021 mostra que continuará com um novo desafio.

Saindo no dia 6 de Janeiro de Curitiba, e após 10 dias, chegar em Chuí, na fronteira com o Uruguay é o propósito do Cabo Vieira. Desta vez Marcelo Vieira fará o percurso sozinho, tomando todos os cuidados para evitar a contaminação por Coronavírus, usando máscara e higienização conforme os protocolos da OMS.

A Administração Municipal de Porto Alegre através da EPTC e Secretaria Municipal de Segurança Publica, Comandada pelo Cel.RR Mario Ikeda prestaram todo o apoio e recepção ao visitante.

Outro órgão que incentiva a ação é o Grupo PedalAlegre Coordenado pelo Tenente PME Juarez, também ciclista que trabalha atualmente no Gabinete do Comandante Geral da BM na assessoria jurídica, que além de recepcionar o visitante, proporcionou uma “Bicicleta de Som” animando os ciclistas no trajeto até a prefeitura municipal de Porto Alegre.

                                 Recepção da Primeira dama de Porto Alegre

No dia 11 de janeiro terça feira as 08:30 está prevista a recepção do Cabo Vieira por parte da primeira dama do município Valéria Leopoldino que é uma incentivadora de doação de medula óssea no RS.

                                 Entrevista para Rádio Studio 190

O Comunicador Marcos Rodrigues entrevista o Cabo Vieira e o Tenente Juarez no programa Chamada 190, as 15 horas.

Maiores informações sobre a iniciativa.

www.redome.inca.gov.br
Facebook: Pedalando para Vida
Instagram: pedalando_para_vida
Cronograma da Expedição
Expedição Pedalando para Vida – 2021

Saída no Hemepar, no Alto da XV.
Horário: 06:00 horas da manhã.

Dia 06/01: Barra Velha – SC

Dia 07/01: Florianópolis

Dia 08/01: Tubarão – SC

Dia 09/01: Torres – RS

Dia 10/01: Porto Alegre

Dia 12/01: Camaquã – RS

Dia 13/01: Pelotas – RS

Dia 14/01: Curral Alto – RS

Dia 15/01: Chuí – Fronteira com o Uruguay