Comemoração do Centenário da Brigada Militar na Revolução de 1924.

PUBLICIDADE

– Movimento Tenentista –

Promovido pelo Tribunal de Justiça Militar, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do RS e Brigada Militar, o evento comemorativo ao Centenário  da Brigada Militar na revolução de 1924, chamado Movimento Tenentista, foi comemorado nesta quinta feira 28/11/2024.

A solenidade comemorativa ocorreu no auditório da Federação Gaúcha de Futebol em Porto Alegre.

Além da outorga das medalhas e entrega das challenge coins ocorreu uma Roda de Memória intermediada pelo presidente do IHGRGS, cujo tema era a projeção da Brigada Militar no cenário nacional a partir da sua participação na Revolução de 1924, e que contou com a participação do Cel PM Ref Jerônimo Carlos Santos Braga, Ex-Comandante-Geral da BM e Presidente da Associação dos Amigos do Museu da Brigada Militar e do Professor Dr Romeu Karnikowski, Advogado e especialista em temas históricos militares, especialmente em história da Brigada Militar. O evento foi coordenado pelo Professor Miguel Frederico do Espírito Santo, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RS.

Na rememoração histórica foi apresentado um painel com aspectos políticos e humanos presentes da revolução, pelo Ex Comandante Geral da Brigada Militar, presidente da Associação Amigos do Museu da BM Jeronimo Braga.

Pelo Dr. Romeu Karnicowski, autor do livro “A Brigada Militar e o Tenentismo”, foi apresentado um painel reportando o Movimento Tenentista de 1924, identificando a participação da Brigada Militar e os  heróis da revolução.

Estiveram presentes o Sr. Secretário de Segurança Pública do RS, delegado federal Sandro Caron, Subcomandante Geral da BM, Coronel Douglas da Rosa Soares, Chefe do Estado Maior da BM Cel. Luigi Gustavo Soares Pereira, comandantes, chefes e diretores da instituição, autoridades políticas, associativas e comunidade em geral.

Homenagem aos policiais

Como as indicações foram feitas coletivamente, ou seja, pelo Instituto Histórico e Geográfico, Brigada Militar e TJM, destaca-se sobremaneira a homenagem aos Policiais
Militares envolvidos em ocorrências de alto risco ou de resgate e salvamento incomum:
TEN CEL PM ALVARO MARTINELI – Ocorrência em Novo Hamburgo
TEN CEL PM FELIPE COSTA SANTOS ROCHA – Alvejado no braço
TEN CEL PM ALEXANDRO DOS SANTOS FAMOSO – Ocorrência em Novo Hamburgo
CAP PM CARINE REOLON – Ocorrência em Novo Hamburgo
2° SGT PM TIAGO AUGUSTO BASTIANI – Resgate de vítima enchente no Rio Taquari.
2° SGT PM JOSEANE MÜLLER – Alvejado no ombro
SD PM CLODOALDO LEAL CARDOSO FILHO – Resgate de vítima enchente no Rio Taquari
SD PM ANDRÉ LUIS MADERS – Resgate de vítima enchente no Rio Taquari.
SD PM EDUARDO DE BRIDA GEIGER – Alvejado no pé
SD PM JOÃO PAULO FARIAS OLIVEIRA – Alvejado na cabeça
SD PM LEONARDO VALADÃO ALVES – Alvejado na cabeça
SD PM WILLIAM DUARTE ARNOLD – Ocorrência em Novo Hamburgo
SD PM RALFI PEREIRA DA ROSA – Ação em ocorrência de tentativa de suicídio
SD PM MARCOS VINICIUS LEITE PINTO – Ação em ocorrência de tentativa de suicídio
SD PM MARCIO VASQUES DOS SANTOS – Ação em ocorrência de tentativa de suicídio
SD PM DEBORA HAAS SPIES – Ação de salvamento a bebê
SD PM MARCO DE FRANCESCHI – Ação de salvamento a bebê
SD PM EMERSON GENTIL DE JESUS – Ferimento por faca em ação
SD PM GUSTAVO RATTAMANN COSTA – Ação em ocorrência com refém
SD PM FERNANDO PAGLIARINI DE MEDEIROS – Salvamento na enchente em Canoas

O evento teve o apoio do corpo docente e alunos da Escola Tio Chico da Brigada Militar.

Correio Brigadiano recebe a medalha do Centenário da Brigada Militar na revolução de 1924.

Foram homenageadas com a medalha do centenário, pessoas e/ou instituições que trabalham pela preservação da memória institucional da Brigada Militar, dentre elas a Rede ABC da Segurança Pública – Correio Brigadiano.

Gilson Noroefé, diretor do Correio Brigadiano, acompanhado de diretores e colaboradores definiu como indispensável preservar a história dos heróis do passado e da própria Brigada Militar que se confunde com a própria história do RS.

– O Correio Brigadiano a exatos 30 anos tem demonstrado sua vocação em divulgar feitos de nossos heróis do presente sem jamais se descuidar de quem sedimentou a história rica de Brigadianos do passado.

A direção do Correio Brigadiano, juntamente com o presidente da IBCM ao receber a medalha de reconhecimento solicitou a companhia do herói do presente, soldado João Paulo Farias Oliveira, sobrevivente da ocorrência policial que vitimou com morte cinco pessoas e 08 feridos em Novo Hamburgo.

O Soldado Farias ficou hospitalizado pelo período de 18 dias.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima