Homenagem aos Policiais Militares mortos em serviço

378
Homenagem aos policiais militares mortos em serviço

Na segunda-feira (09/8), ocorreu o ato relativo ao Dia Estadual em Homenagem aos Policiais Mortos em Serviço (08/8), data instituída através da Lei Estadual N°15.156, de 24 de abril de 2018 e inspirada na Portaria 643.A/EMBM/2016 da Brigada Militar, para homenagear os policiais militares que tombaram no cumprimento do dever.

Neste ano, em virtude da pandemia, a Instituição preparou um discreto ato, respeitando as medidas de distanciamento social previstas nos Decretos Estaduais determinados pelo Governo do Rio Grande do Sul.

A cerimônia ocorreu às 15h, no Largo Valdeci de Abreu Lopes, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre e foi transmitida ao vivo no Instagram da Brigada Militar (@brigada_militaroficial). O local foi escolhido em função do memorial em homenagem ao Cabo Valdeci, morto durante confronto com integrantes do Movimento Sem Terra (MST), em 8 de agosto de 1990.

Em discurso, o Desembargador Cel Mendes enfatizou a relevância da atuação dos policiais militares: “É dito que a história da Brigada Militar se confunde com a própria história do nosso Rio Grande, pois ambos nascem em combate durante a Revolução Farroupilha. A partir daí nossa Brigada Militar sempre esteve atuante em todas as frentes que se apresentaram, combatendo a delinquência, e fazendo valer nosso compromisso de defender o povo gaúcho até com o sacrifício da própria vida. Isto não é pouco! Mas é do nosso compromisso de honra.”

Por meio desse ato e outras ações, a Brigada Militar reverencia e lastima os Policiais Militares que perderam a vida defendendo a sociedade, em especial, neste ano, o Soldado Jlhonatan Grendene Caverzan Maximovitz e o 2° Sargento Adair de Melo Porto. O Soldado Maximovitz (28 anos), com quatro anos de serviço, foi atropelado durante tentativa de abordagem de veículo em fuga. O 2° Sargento Adair (56 anos), com 33 anos de serviço, foi alvejado por disparos de arma de fogo durante abordagem a indivíduo suspeito de praticar manobras bruscas com uma caminhoneta.

Estiveram presentes no evento, representando o Prefeito de Porto Alegre, o Secretário Municipal de Segurança Pública Cel Mario Yukio Ikeda, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadora Comandante Nádia Gerhard, o Desembargador Militar Cel Paulo Roberto Mendes, o Comandante-Geral da Brigada Militar Cel Vanius Cesar Santarosa, o Comandante do CPC Cel Fernando Gralha Nunes, o Capelão Honorífico da Brigada Militar Padre Alexandre Chaves, o Diretor Presidente da Fundação da Brigada Militar Carlos Frederico Hirsch, os familiares do Cabo Valdeci, o Sr. Mauro José de Abreu Lopes, a Sra. Vera Regina Quintana Duarte e o Sr. Vinicius Lopes de Matos, representando o Deputado Estadual Capitão Macedo, Adelmo Antônio de Souza, e demais autoridades militares.

02jpeg
03jpeg
04jpeg
05jepg

FONTE: BRIGADA MILITAR