Jovem de Santa Maria do Herval fica em primeiro lugar no curso da BM de Osório

2447

Por Cleiton Zimer O Diario

A soldado Renata recebeu uma comenda da instituição por ter obtido o 1º lugar no curso da EsFES de Osório. (FOTO: Sd. Thiago / EsFES Osório )

Santa Maria do Herval / Osório – Aos 23 anos a moradora do Centro de Santa Maria do Herval, Renata Fröhlich, se formou no curso de Brigada Militar no dia 18 de novembro, ficando em primeiro lugar na EsFES (Escola de Formação e Especialização de Soldados) de Osório. 

A agora soldado Renata conta que sempre foi encantada pela profissão de policial militar, considerando-a honrosa. “O que se tornou um grande estímulo tanto ao realizar o concurso como também nas demais fases que se seguiram”, explicou, afirmando que possui amigos que já estão na instituição há algum tempo. Inclusive foi um desses amigos que lhe informou que haveria o concurso da Brigada Militar e a incentivou a fazê-lo.

Soldado Renata durante a formatura em Osório, com o coronel Leandro Oliveira da Luz e major Daniel Marobin (FOTO: Sd. Thiago / EsFES Osório)

Muita dedicação

Foram 1.650 horas de aula durante sete meses de formação. Dentre os 106 novos soldados que se formaram em Osório, a soldado Renata recebeu a comenda da instituição por ter conquistado o primeiro lugar no desempenho do CBFPM (Curso Básico de Formação Policial Militar) da EsFES, obtendo nota maior que 96 na pontuação geral de desempenho. “Foi uma alegria imensa ser a primeira colocada”.

Renata conta que desde março estavam empenhados com o curso de formação, sendo todos os dias corridos e cheios de aprendizados. “Tivemos aulas presenciais e também na modalidade EAD, fazendo-se necessário realizar tarefas de forma online mesmo chegando em casa após um longo dia de instruções”. 

A dedicação ao curso foi praticamente exclusiva, não havendo muitos horários vagos para atividades extracurriculares e que não abrangessem o âmbito da Brigada Militar.

Renata com os pais Maria Ines Dapper Fröhlich e Jair Fröhlich (FOTO: Arquivo pessoal)

A escolha será em breve 

Em breve a soldado Renata realizará a escolha da cidade na qual vai atuar, de acordo com a classificação do curso. “Minha pretensão é de trabalhar perto da região de Santa Maria do Herval, pois assim poderei continuar com a minha faculdade e também estarei perto dos meus amigos e familiares”.

A jovem está cursando o quinto semestre de Direito na Universidade Feevale. 

Construção profissional e pessoal

Desde março, devido ao curso de formação, Renata estava morando em Osório e, agora, já está se despedindo da cidade. Conta que escolheu a EsFES Osório pois sempre escutou falar muito bem da sua formação e, da mesma forma, era um dos locais mais pertos de Herval. 

“Tenho muito orgulho de ser fruto dessa escola de formação, pois o comando sempre foi muito atencioso com todos e, constantemente, havia um sentimento de cuidado em relação a nossa construção profissional e pessoal”, enfatiza. 

876 novos soldados

O efetivo formado na EsFES/Osório, comandada pelo Major Daniel Marobim, faz parte de um total de 876 soldados formados na mesma data em outras escolas da BM em Porto Alegre, Santa Maria, Montenegro, bem como em polos de ensino como Passo Fundo, Rio Pardo e Santa Rosa. As cerimônias ocorreram no dia 18 de novembro, simultaneamente, em todas as escolas e polos de ensino do Rio Grande do Sul.