S.O.S Peludos e 5º Batalhão de Bombeiros Militar lançam calendário pet 2022, em Caxias

112

Lançamento será neste sábado (23), na Edicopy

Animais estão disponíveis para adoçãoFran Bavaresco / divulgação

PIONEIRO

Unidos por uma boa causa. A ONG S.O.S Peludos novamente se junta ao 5º Batalhão de Bombeiro Militar e demais voluntários para desenvolver o calendário pet 2022. A iniciativa surgiu em novembro de 2020,  durante uma conversa entre o soldado Dieisson Bettoni e a voluntária da ONG, Nathália Gobbato Mota.

Em 2020, juntos, soldados e voluntários realizaram um ensaio fotográfico e criaram o primeiro calendário. Dos 12 cães que modelaram para o calendário 2021, apenas quatro ainda não conseguiram adoção.

— O objetivo da corporação é sempre estar perto da comunidade e fazer com que a comunidade também participe da corporação, e com os animais é a mesma coisa. Os bombeiros são amigos dos animais e queremos mostrar que estamos aqui para ajudar e somar — conta o soldado Bettoni.

Fundada em 2016, por pessoas voluntárias engajadas com a causa animal de Caxias do Sul, a S.O.S Peludos tem por objetivo resgatar animais em situação de vulnerabilidade e encaminhar para adoção responsável. Por não possuir um abrigo próprio e ser contrária à criação de animais presos em correntes ou em canis, a ONG opta por pagar hotéis e lares temporários para os animais resgatados até que sejam adotados, pois é o mais similar a um lar de verdade.

Fran Bavaresco / divulgação
Ação é resultado da união de diversos voluntáriosFran Bavaresco / divulgação

— Esse tipo de ação é fundamental! É por meio da venda de produtos como esse que conseguimos continuar realizando esse trabalho tão bonito e necessário, em prol dos animais da cidade — aponta Nathália. 

Essa consideração com os animais exige gastos que são arrecadados por meio de eventos e pedágios beneficentes, além da venda de produtos como camisetas, canecas e de brechós.  Durante a pandemia, com a restrição da circulação, a ONG percebeu no calendário uma opção para arrecadar verbas.  O calendário 2022 custa R$ 10 e será lançado neste sábado (23, na Edicopy, situada na Rua Antoninho Darcy Campagnollo, nº 90, no bairro Floresta.

— Para esforços que podem ajudar a vida das pessoas e dos animais, os bombeiros sempre vão estar disponíveis para ajudar. Para nós é uma honra poder participar e mostrar para comunidade o valor social da adoção responsável e do cuidado – destaca Bettoni .

Fran Bavaresco / divulgação

Fran Bavaresco / divulgação

Fran Bavaresco / divulgação1 / 10

O calendário traz  11 cães e 1 gato como modelos. Em cada mês, além da foto individual do animal e a foto com os militares e também há um texto, com informações de idade, porte e a história que de cada animal. Atualmente, a S.O.S Peludos tem cinco animais em lares temporários, sendo quatro cães e um gato. Além disso, existem outros animais sob responsabilidade da S.O.S, que não estão modelando para o calendário e estão aguardam adoção, como os animais do Canil Municipal, de outras ONGs e protetores independentes que a ONG auxilia no processo de adoção.

Além da parceria com os bombeiros, o calendário também foi desenvolvido com o apoio de outros parceiros voluntários como a fotógrafa Fran Bavaresco,  a equipe Fabulouses Design,  responsável pelo layout do calendário e a Vetgraf,  gráfica que realizou a impressão de forma totalmente gratuita. 

— Além do calendário, outra forma de ajudar, é divulgar o nosso trabalho e principalmente os bichinhos que postamos para adoção. Mas a principal forma de ajuda é respeitar os animais!! Cuidar, proteger, castrar, vacinar, educar as crianças para que façam o mesmo, zelar por eles, afinal, nós somos a voz desses anjos – pondera Nathália

Pontos de venda dos calendários em Caxias do Sul:

  • Secreta Saudade: Rua Visconde de Pelotas, n° 571, bairro Centro
  • Lechuga: Rua Floriano Prezzi, nº 1217, bairro Pio X 
  • Pão Quente São Pelegrino: Rua Feijó Jr., n° 360, bairro São Pelegrino
  • Pão Quente Pio X: Rua Moreira César, nº 2064, bairro Pio X
  • Daiki Modas: Rue Profa. Viero, nº 1340, bairro Madureira
  • Agropecuária Grassi: Rua Jacob luchesi, 3475, bairro Santa Lúcia
Fran Bavaresco / divulgação
Calendário terá custo de R$ 10Fran Bavaresco / divulgação

Veja mais fotos do calendário 2022Fran Bavaresco / divulgação