Saiba onde irão atuar os novos policiais militares apresentados na Serra

2585

Distribuição teve por missão completar equipes de cinco PMs em cada município

Os 81 novos soldados que se apresentaram ao CRPO Serra na última segunda-feiraJackson Cardoso / Divulgação

PIONEIRO

Os 81 novos policiais recebidos pela Brigada Militar (BM) da Serra foram encaminhados para pelo menos 36 municípios. A distribuição teve por objetivo completar o efetivo mínimo de cinco policiais militares em cada cidade. Garantir estes pelotões com pelo menos cinco brigadianos era uma promessa da BM desde o final de 2017. O número é estratégico, segundo a corporação, para garantir patrulhas com dois policiais (estabelecido como mínimo para a segurança dos PMs) diante das férias e licenças que acontecem durante um ano. O pelotão básico também é uma forma de ampliar o policiamento em cidades menores.

O Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO Serra) recebeu os 81 novos soldados na última segunda-feira (4). O grupo é oriundo da turma de 860 novos servidores formados em 21 de dezembro. No entanto, o remanejo também conta com veteranos que pediram transferência e têm prioridade sobre os novos PMs. Essas transferências de veteranos continuam em andamento e, por isso, o CRPO Serra ainda não divulgou o reforço recebido por cada cidade da Serra.

Os comandantes da região admitem que o processo é confuso para quem não está acostumado. Por exemplo, o 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), com sede em Farroupilha, tem a expectativa de ter um reforço de 10 policiais militares. No entanto, recebeu apenas quatro dos novos soldados. Acontece que esses quatro vieram para suprir a saída de quatro policiais que pediram transferência para outras cidades. A expectativa pelo reforço permanece com a possibilidade de que policiais antigos de outras regiões tenham pedido transferência para as cidades da Serra.

— Os quatro que chegaram são permuta, mas ainda aguardamos por estes policiais mais experientes. É um quebra-cabeça que ainda não foi finalizado. Sejam novos ou “velhos”, precisamos desses 10 policiais — comenta o major Juliano Amaral, comandante do 36º BPM.

Sobre os 81 novos soldados, a reportagem do Pioneiro conseguiu mapear a distribuição de 69 deles. Os brigadianos se apresentaram em quatro batalhões da região e foram espalhados por 36 municípios. O reforço completou o efetivo mínimo em todas as cidades da área do 10º BPM, que tem sede em Vacaria, por exemplo:

— Nossa região tem 24 municípios, com uma população de 127 mil habitantes em uma extensão territorial de mais de 15 mil quilômetros (quadrados). Graças a este remanejo, todos os nossos municípios agora contam com o mínimo de cinco PMs — confirma o capitão Douglas Moraes.

A região ainda aguarda uma definição sobre o reforço esperado para o 4º Batalhão de Choque, que tem sede em Caxias do Sul. A tropa especializada tem recebido prioridade nos recursos justamente por sua atuação móvel e regional. A estratégia foi reforçada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, durante a apresentação sobre a lotação dos 860 policiais militares formados:

— Se fôssemos distribuir sem estratégia, estaríamos mandando 1,6, ou seja, menos de dois brigadianos para cada um dos 497 municípios do Estado. Mas isso não seria estratégico e não ajudaria nos resultados que já estamos colhendo. Como temos feito, os novos soldados irão para os locais onde mais são necessários— afirmou o vice-governador.

A distribuição dos novos policiais:

12º BPM, de Caxias do Sul
Caxias do Sul: 3

10º BPM, de Vacaria
Vacaria: 6
Capão Bonito do Sul: 2
Santo Expedito: 2
Maximiliano de Almeida: 2
Monte Alegre dos Campos: 2
Muitos Capões: 2
Ibiaçá: 1
Esmeralda: 1
São José dos Ausentes: 1
São João da Urtiga: 1
Sananduva: 1
Tupanci do Sul: 1

36º BPM, de Farroupilha
Farroupilha: 4

1º BPAT, de Gramado
Nova Petrópolis: 4
Gramado: 2
Jaquirana: 2
Três Coroas: 2
Canela: 1
Igrejinha: 1
Picada Café: 1
Cambará do Sul: 1

3º BPAT, de Bento Gonçalves
Bento Gonçalves: 3
Carlos Barbosa: 3
Guaporé: 3
Nova Bassano: 3
Fagundes Varela: 3
Cotiporã: 2
União da Serra: 2
Pinto Bandeira: 1
Boa Vista do Sul: 1
Monte Belo do Sul: 1
Santa Tereza: 1
Vista Alegre do Prata: 1
André da Rocha: 1
Guabiju: 1

* 16 policiais não tiveram a designação divulgada