Vale a pena matar no Brasil?

596
A banalização da vida no sistema penal brasileiro.

Realmente é verdade que o Direito Penal adota a teoria mista da pena que consiste em que a penalização possui dois escopos: responsabilizar o indivíduo, penalizando-o pelas suas atitudes e a famosa ressocialização do cidadão que é definido como a recuperação moral do indivíduo para que não cometa atitudes tipificadas no código penal.

Entretanto, essa é a letra da teoria jurídica brasileira, na prática são outros quinhentos. O que vemos todos os dias é um incansável da Brigada Militar atuando ostensivamente e da Policia Civil fazendo todo o serviço de polícia judiciária indo pelo o ralo por causa do “garantismo” brasileiro.

Vamos para as comparações: Os EUA não possuem a polícia mais forte e mais preparada que a polícia brasileira. O que possuem que difere da gente é a letra da lei que é forte, homicídio por lá é quase que uma sentença de morte para quem o comete, o que podemos dizer é que em tese se tu pressionar as tuas mãos contra o pescoço de alguém a asfixiando, tu no mesmo momento estaria se auto asfixiando, uma vez que tua vida seria sentenciada a uma pena de morte ou uma prisão perpetua (Ok, sejamos justos, em alguns casos pode chegar a uma pena mais branda de 20 anos no regime fechado).

 Ora, isso é valorizar a vida como um todo para que o ser humano pense e baixe os ânimos antes de matar alguém por desfecho emocional.

Desembarcamos no país tupiniquim, para ser mais exato no Rio Grande do Sul, no caso concreto (que rolou em todas as mídias) sobre o homem que tinha um relacionamento extraconjugal com a cunhada e por desentendimento a matou com asfixia. Ele foi sentenciado a pena de 13 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.

É triste lembrar que o sujeito cumprirá dois anos e dois meses no regime fechado e já terá direito a progressão de pena para o semiaberto.

Agora a pergunta que fica é:

Em qual dos dois países vale mais a pena matar Brasil ou EUA?

[   ] EUA: Prisão perpetua ou pena de morte

[X] BRASIL: 2 anos e 2 meses

Por: W. Domingues – Redação CB