Edição Impressa

08 de agosto, dia de homenagem os policiais mortos em serviço

A portaria 643/EMBM de 2016 Instituiu o dia do Policial Militar Tombado em Serviço

A referida portaria que neste dia cada Órgão de Polícia Militar deve, a critério de seu comandante reunir, de forma voluntária, seu efetivo, convidar a comunidade local e familiares dos PM, e fazer a citação dos que tombaram em serviço, seus históricos funcionais e descrever como se deram os fatos que o levaram a óbito. Também ficou estabelecido que sempre que houver o evento morte de Policial Militar em serviço ou em decorrência da sua função, no horário estabelecido para o sepultamento será prestado um minuto de silêncio nos quarteis da BM para que os efetivos prestem as continências.

Já a lei Nº 15.156, DE 24 de 25 de abril 2018, Instituiu os Dias Estaduais em Homenagem ao Policial Civil e ao Policial Militar Mortos em Serviço, e os inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Ficando definido o dia 2 de dezembro para homenagem aos policiais civis e 08 de agosto aos policiais militares.

Ato lembra 33 anos da morte do CB Valdecir em confronto com sem-terra no RS

Da esquerda para a direita: TC Jorge Alvorcem, Vice-Pres AsOfBM, Cel Mendes, Desembargador Militar e Ex-Cmt Geral da BM, Cel Jorge Bengochea, TC Newton Henrique Ledur, Cel Moraes, Cmt Res Altiva da BM, Cel Ibes Pacheco, Cel João Gilberto Fritz e Cel Sérgio Pastl.

Policias da Brigada Militar e colonos entraram em conflito em 1990. Cabo Valdeci de Abreu Lopes foi morto com golpe de foice no pescoço.

O confronto entre manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e policiais da Brigada Militar ocorreu em 8 de agosto de 1990. Tiros de festim, gás lacrimogêneo, foices e pedras transformaram o centro da cidade em uma praça de guerra.

O conflito agrário mais sangrento da história gaúcha – que começou a se desenhar ainda na madrugada, quando cerca de 600 colonos se instalaram na Praça da Matriz, diante do Palácio Piratini – se prolongou por oito horas e resultou em 72 feridos e um morto.

Por volta das 11h30 daquele dia, o cabo Valdeci, então com 27 anos, foi atingido com um golpe de foice no pescoço na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Andradas. Seis pessoas foram condenados como coautores do crime. Os autores nunca foram identificados.

Últimas

PE: Sargento da Polícia Militar é punido com três dias de detenção por tamanho do seu bigode

Defesa do policial que está há 35 anos na...

‘O serviço é caro quando é ruim’, diz presidente do IPE Saúde sobre reestruturação

Em entrevista exclusiva, Paulo Rogério Silva dos Santos detalha...

Homem é preso por assustar moradores fantasiado de lobisomem

Por volta das 21 horas deste Domingo (25) um...

Por que em nome da democracia, se violaram os direitos humanos? Democracia não se defende com arbítrio!

Marco Antônio Moura dos Santos               Há uma distorção grave,...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

PE: Sargento da Polícia Militar é punido com três dias de detenção por tamanho do seu bigode

Defesa do policial que está há 35 anos na corporação afirma que ele desconhecia a regra, que foi alterada em 2020 Estadão Conteúdo O segundo sargento...

‘O serviço é caro quando é ruim’, diz presidente do IPE Saúde sobre reestruturação

Em entrevista exclusiva, Paulo Rogério Silva dos Santos detalha plano para melhorar o atendimento aos 829 mil segurados e estancar a saída de usuários...

Homem é preso por assustar moradores fantasiado de lobisomem

Por volta das 21 horas deste Domingo (25) um homem foi preso no Bairro Santa Rita em Guaíba RS, após assustar moradores da região...