A Fundação Walter Peracchi de Barcellos – Funperacchi, realizou na tarde desta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, Workshop para as profissionais do Instituto Psiquiátrico Forense Doutor Maurício Cardoso — IPF, em Porto Alegre.
A atividade faz parte do Projeto Março Mulher, direcionado para mulheres agentes ligadas direta ou indiretamente à segurança pública do RS.
Durante a atividade, realizada pela Psicanalista e Mentora em Desenvolvimento Humano, Ione Camelo, também Gestora de Projetos na Funperacchi, as mulheres presentes refletiram sobre Inteligência Emocional, Comportamento e puderam ampliar um pouco mais seu nível de Autoconhecimento.
Com uso de ferramentas da Metodologia de Coaching, cada participante pôde identificar o seu perfil comportamental, se analista, comunicador, planejador ou executor, e como isso tem impacto tanto na vida pessoal quanto profissional.
O presidente da Funperacchi, Roberto Alexandre dos Santos, destacou que este será um projeto permanente da Fundação, e que para o IPF já está firmada uma parceria, para um Projeto de Desenvolvimento Humano, o qual contribuirá significativamente para a saúde e desenvolvimento de inteligência emocional das servidoras e servidores da Susepe e Polícia Penal.
O diretor geral do IPF, Luciano Lindemann, destacou que o trabalho realizado pelas servidoras é fundamental, destacou o valor das mulheres na instituição, além de parabenizar e homenagear a todas na abertura do evento. “Hoje não é nosso momento de falar, mas sim ouvir e diariamente continuar aprendendo com todas vocês mulheres. Nosso muito obrigada pelo empenho, pela força e generosidade de todas vocês”, afirmou ele.
O servidor Ricardo Vieira, que gentilmente articulou o Workshop e fez uma breve apresentação com o instrumento ‘handpan’, afirmou que somente quem vive o dia a dia do IPF sabe da necessidade e da importância de se parar alguns momentos. “Nós precisamos disso, todas vocês precisam disso. Vivemos momentos intensos no dia a dia, e que parece que não chegaríamos a momentos como este, de confraternização e de pausa. Fico feliz que hoje possamos proporcionar momentos como este, que deverá se repetir muitas outras vezes”, afirmou.
A Funperacchi agradece o acolhimento de todas as servidoras, reafirmando o seu trabalho pela qualidade de vida de todas/os as/os agentes da segurança pública, e o seu compromisso com a continuidade do projeto que certamente contribuirá muito para o dia a dia de trabalho destas servidoras.
O Instituto Forense é ligado a Superintendência dos Serviços Penitenciários – Susepe.
Fonte: FUNPERACCHI