A ASSTBM representada pelo seu presidente, Aparício Santellano, sua diretoria, associados e a participação dos Diretores Presidentes das Regionais Passo Fundo, Diretor Zibetti, Livramento, Diretor Pereira e Lavras do Sul, Diretor Cabral. Uniram esforços juntamente com as demais entidades que representam os servidores do estado, os quais são os principais prejudicados com a situação do IPE Saúde.
Para as entidades o governo está passando toda a conta da má gestão para os servidores pagar, que não estão vendo a contrapartida do estado na crise gerada por ele próprio. Além da ASSTBM, estavam presentes a AOFERGS, Presidente Paulo Ricardo, ABAMF, Presidente Galvan, AESPPOM, Presidente Claudete Valau, CPERS, Presidente Helenir Aguiar, FESSERGS, Presidente Sergio Arnoud, ABERGS, Coordenador TC Ederson, Regional ASSTBM Passo Fundo, Diretor Zibetti, Livramento, Diretor Pereira e Lavras do Sul, Diretor Cabral.
O ato é uma de esforços de toda a categoria de servidores contra o projeto, ou pela reformulação do mesmo. Cada seguimento manterá contato com as lideranças políticas para os ajustes à proposta, que a torne no mínimo justa e equilibrada.
Presidente Santellano afirma que se tentará a mudança dos termos do projeto, para que a conta não seja mais uma vez jogada nas costas dos servidores, pratica comum do governo Eduardo Leite.