Tratam-se de 119 escrivães e 125 inspetores, egressos do concurso público realizado em dezembro de 2017
Correio do Povo
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul ganhou o reforço de 244 novos agentes. A formatura de 119 escrivães e 125 inspetores aconteceu na noite dessa terça-feira no Teatro do Sesi, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A solenidade marcou o encerramento da última etapa do processo seletivo para ingresso nas carreiras policiais.
Os novos agentes são egressos do concurso público realizado em dezembro de 2017. Eles iniciaram o curso de formação profissional, promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), em outubro de 2022. Com carga horária total de 825 horas-aula, a preparação abordou aspectos teóricos e práticos fundamentais para a atuação dos policiais. Entre as disciplinas trabalhadas estavam investigação criminal, delegacia experimental, informática policial e tiro.
A cerimônia contou com a presença do secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron. Ele lembrou a importância dos recentes investimentos do governo estadual no setor, incluindo na área dos recursos humanos. “Não existe nada mais importante para a qualidade da segurança pública do que bem selecionar, investir e capacitar as pessoas, aumentando o número de profissionais. É assim que teremos os resultados, somando-se aos investimentos em equipamentos”, declarou.
Já o Chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, ressaltou que os novos profissionais chegam para somar forças a uma instituição que segue crescendo e se destacando nacionalmente. “Esse é sempre um momento de muita alegria. É um momento em que formamos novos policiais que integrarão as fileiras da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que vem ano a ano se fortalecendo, melhorando sua capacidade investigativa e operacional e sendo, cada vez mais, uma referência em nível de Brasil pela excelência dos trabalhos que tem feito”, afirmou.se.
A 56ª turma de escrivães é composta por 39 homens e 80 mulheres. Já a 57ª turma de inspetores é formada por 84 homens e 41 mulheres. Os novos agentes são oriundos de várias partes do Rio Grande do Sul e também de outros estados do país, como Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Piauí, além do Distrito Federal.