Animais também vão atuar em atividades de proteção e integração com a comunidade escolar
LUIZ KAPP PIONEIRO
O comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul implementou ao serviço de policiamento ostensivo a Patrulha K9, com cães policiais treinados no canil da corporação. Eles irão ser incorporados às atividades de segurança pública no município, na detecção de entorpecentes, operações de choque, buscas e captura.
A unidade conta com uma equipe de 12 policiais e 11 cães das raças pastor alemão, pastor belga malinois e rottweiler, que possuem, em média, quatro anos de idade. Os policiais militares possuem especialização em áreas essenciais, como cinofilia (relacionamento e cuidado com os cães), cinotecnia (conhecimento técnico de manejo e treinamento de cães policiais) e treinamento de cães de guerra.
Segundo a Brigada Militar, os cães são muito importantes em operações de combate ao tráfico de drogas e apreensão de armas e, por conta do olfato mais aguçado, são capazes de identificar odores específicos associados a substâncias ilícitas, explosivos e armas de fogo. Os cães também vão atuar em atividades de proteção e integração com a comunidade escolar.
O canil do 12ºBPM está localizado na 3ª Companhia Especial, que também conta com a Força Tática, a Rocam e o Policiamento Montado.
Os cães também vão atuar em atividades de proteção e integração com a comunidade escolar
Joel Arrojo / Divulgação
Os policiais militares têm especialização em áreas essenciais, como cinofilia, cinotecnia e treinamento de cães de guerra
Joel Arrojo / Divulgação
Os cães são muito importantes em operações de combate ao tráfico de drogas e apreensão de armas
Joel Arrojo / Divulgação