Valorizar, preservar e contar a nossa história é a única forma de mantê-la viva na memória de qualquer geração. A Brigada Militar, uma instituição perene que caminha para fechar dois séculos de fundação, jamais poderá esquecer dos que construíram sua história de galhardia e pujança. E é ao MUSEU DA BRIGADA MILITAR, que cabe o papel de manter o legado físico da nossa história, museu que hoje completa 38 anos.
ANIVERSÁRIO DO MUSEU DA BRIGADA MILITAR
O Museu da Brigada Militar foi oficialmente criado na data de 14 de outubro de 1985, por meio do Decreto Estadual nº 32030 assinado por Jair Soares governador do Estado, concretizando, assim, a ideia concebida em 1947 pelo Ten. Hélio Moura Mariante.
Em sequência ocorre a instalação do Museu, em 1987, no prédio da Linha de Tiro, na avenida Aparício Borges, em Porto Alegre. No ano de 2001 o acervo foi transferido para o endereço atual, quando então passa a ser disposto em prédio histórico tombado na Rua dos Andradas, nº 498 no Centro Histórico da Capital do Estado.
Na data da comemoração do 38º ano de criação do Museu da BM lembramos a intenção do Cel. Hélio Moura Mariante em preservar a história e guardar a memória da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Deste modo, enfatizamos que o intuito de resguardar as peças museológicas e incentivar a memória social da instituição Brigada Militar perfaz nossa orientação.