Medida é válida para funcionários com 50 anos ou mais
GZH
Em ação para conscientizar e alertar sobre o câncer de próstata, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) irá isentar de coparticipações funcionários com 50 anos ou mais que realizarem consultas com urologistas em novembro. Informação foi divulgada pelo governo do Estado na tarde desta terça-feira (31).
Conforme o comunicado, os servidores terão direito a uma consulta e a “isenção é garantida automaticamente”. Ação faz parte do Novembro Azul, mês de conscientização contra o câncer de próstata.
Os servidores que se enquadram nos requisitos devem procurar um médico que seja credenciado na rede IPE Saúde e agendar a consulta. Neste link, a instituição disponibiliza uma ferramenta de busca para identificar os médicos credenciados. Confira os critérios para ter acesso ao benefício:
- Ter a partir de 50 anos
- Estar com o IPE Saúde ativo
- Agendar a consulta em novembro, com um urologista
“A campanha está sendo realizada pelo terceiro ano consecutivo e busca incentivar a procura por profissionais e os cuidados com a saúde para otimizar a prevenção às doenças masculinas, em especial com o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, declarou o governo em nota emitida no site.
Câncer de próstata
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil. Situada abaixo do abdômen, entre a bexiga e o reto, a próstata é uma glândula “do tamanho de uma maça”, que apenas os homens possuem e é responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides.
Cerca de 75% dos casos registrados em todo o mundo são em idosos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir um centímetro cúbico) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
*Produção: Lucas de Oliveira