AULAS iniciam hoje e PMs poderão reforçar o policiamento nas ruas
Por Guilherme Baptista Jornal Ibiá
A Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) de Montenegro está recebendo 138 novos alunos-soldados para o início de mais um Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Eles se apresentaram no ginásio da Academia de Polícia Militar (APM) na quarta-feira passada, 6, na Capital, juntamente com os alunos das EsFES de Porto Alegre e Osório, totalizando 433. Na ocasião, foram recebidos pelo Comando-Geral da Brigada Militar.
O curso de formação visa preparar os alunos para integrar as forças de segurança, contendo uma carga-horária de 1630 horas e disciplinas como direitos humanos, armamento, munição e tiro, defesa pessoal, sistemas de segurança pública e fundamentos jurídicos da atividade policial. A previsão de formatura é até o segundo semestre de 2024 (final de agosto/início de setembro). Segundo a Brigada, ao final do período os alunos-soldados estarão prontos para garantir a segurança e proteger a comunidade gaúcha.
Em Montenegro, após o período de adaptação, as aulas iniciam nesta quarta-feira, 13. A EsFES de Montenegro, antes da chegada dos alunos-soldados, passou por uma força-tarefa de recuperação dos danos causados pela grande enchente do mês passado. O comandante da escola, major Oscar Bessi Filho, que esteve presente na apresentação dos alunos em Porto Alegre, destaca a mobilização do efetivo, ex-estudantes, alunos da Capital, voluntários e apenados do Instituto Penal na limpeza e remoção de entulhos. Recentemente também foram feitos vários investimentos, como no novo refeitório, biblioteca, centro de lazer, garagem para viaturas e melhorias nos alojamentos, salas de aula, auditório e banheiros.
A EsFES tem uma grande tradição na formação de soldados e na qualificação de policiais. Em 49 anos, desde que foi fundada em Porto Alegre, já formou cerca de 26 mil alunos. Foi transferida para Montenegro em 1992, quando passou a funcionar nas dependências do antigo Frigorífico Renner.
Em Montenegro os novos alunos, aprovados no concurso de 2021, foram divididos em cinco turmas. Eles passam a receber atividades teóricas e práticas. Após cerca de três meses de curso, os alunos-soldados podem fazer o estágio nas ruas da cidade e da região, além de participar de operações e fiscalização, aumentando a sensação de segurança da população. Na última formatura de curso de novos soldados da EsFES, em abril deste ano, se formaram 264 novos policiais militares. A expectativa é de que da nova turma de alunos-soldados, alguns permaneçam na região para reforçar o efetivo de Montenegro e do Vale do Caí.