Ação da 5ª Delegacia de Homicídios ocorreu no Morro Santana
Marcel Horowitz Correio do Povo
Policiais civis do Departamento de Homicídios confirmaram, neste sábado, a apreensão de um fuzil calibre .556, no bairro Morro Santana, na zona Norte de Porto Alegre. Um carregador de alta capacidade também foi apreendido. Houve ainda a prisão de um criminoso, que estava em liberdade provisória mesmo após condenação por ter tentado assassinar policiais militares.
Conforme o titular da 5ª DP de Homicídios, delegado Daniel Queiroz, as apreensões são parte da estratégia para desarmar facções envolvidas em um confronto, que se estendeu de setembro a fevereiro, na zona Norte. O desfecho foi a prisão do traficante ‘Red’, apontado como pivô do conflito.
“A apreensão de armas, especialmente as de grande poder de fogo, é de suma importância no combate aos homicídios. Cada vez que armamento é apreendido, o poderio bélico das facções diminui. O resultado disso é a redução dos crimes”, destacou Queiroz.
O bandido preso no Morro Santana seria integrante de uma facção originária do bairro Bom Jesus, na zona Leste, mas que também criou ramificações na zona Norte. Ele tem indiciamentos por dois homicídios, além de já ter sido condenado a mais de 16 anos de prisão.
As penas resultam da soma de condenações por roubo, tráfico, porte ilegal de armas e associação criminosa, além da tentativa de assassinato de policiais militares, ocorrida em 2014.
Na ocasião, o criminoso guiava um veículo, na avenida Azenha, quando foi abordado e disparou contra uma guarnição. Ele acabou sendo preso e foi condenado, em 2017, mas recorreu e pôde responder em liberdade.