O Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJMRS) lançou um serviço com o objetivo de tornar a linguagem jurídica mais acessível e compreensível para o público em geral. A partir de agora, as decisões, os despachos, notas e todas as movimentações processuais ficarão de fácil compreensão para quem não é operador do direito.
O Projeto foi desenvolvidos pelos servidores da casa, através do Laboratório de Inovação do TJMRS (NUBE9), o “Explica Aí, Tchê” é uma ferramenta de inteligência artificial que traduz e resume decisões judiciais para uma linguagem simples e direta, facilitando assim a compreensão por parte dos jurisdicionados e cidadãos. A ferramenta está integrada à biblioteca OpenAI, também empregada pelo ChatGPT, o que assegura um alto nível de inteligência e eficiência.
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa do tribunal, essa é a versão 1.0 do Explica Aí Tchê, que permanecerá em constante aprimoramento. Em uma próxima etapa, a ferramenta também possibilitará, entre outros avanços, a integração direta com o sistema judicial eletrônico (eproc), jurisprudência, site e redes sociai e a inserção de arquivos PDFs de outros órgãos para análise e tradução.