Edição Impressa

Alunos-soldados da EsFES vão participar de Batalhão Escola

264 alunos estão em estágio nas ruas e vão se formar em 20 de abril

Quase formados, alunos reforçam a segurança nas ruas. Crédito: EsFES

PorGuilherme Baptista Jornal Ibiá

Alunos-soldados são vistos em vários pontos estratégicos, principalmente em esquinas e perto de escolas, reforçando o policiamento a pé nas ruas e dando uma maior sensação de segurança para a comunidade. Eles também atuam na fiscalização, participam de barreiras e operações. “Podem participar de todas as atividades de forma supervisionada. É um reforço muito importante para suprir a necessidade de efetivo”, destaca o comandante do 5º BPM de Montenegro, tenente-coronel Oberdan do Amaral Silva.

A turma que está atualmente em curso na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) se forma em 20 de abril. Até esta data, os alunos seguem trabalhando nas ruas, como forma de estágio e apoiando o policiamento. Atualmente são nove turmas, num total de 264 alunos de várias cidades do Rio Grande do Sul e até de outros Estados. “Estão sendo empregados nas ruas todos os dias, inclusive em finais de semana, quando são encaminhados para cidades maiores, como da Serra Gaúcha, Vale do Sinos e Região Metropolitana”, diz o tenente Fernando Pastorio, coordenador do curso. Ainda não se sabe quantos ficarão no Vale do Caí após a formatura.

Existe a previsão de uma nova turma ingressar ainda neste primeiro semestre no Curso Básico de Formação Policial da Brigada Militar, mas não se sabe o número de alunos, o que depende da definição do Departamento de Ensino, com base no chamamento da segunda turma do concurso de janeiro do ano passado. A expectativa é de um número de alunos semelhante ao da turma atual. Antes disso estão previstas melhorias na estrutura da escola. Inclusive, foi instalado um refeitório, que antes a EsFES não possuía.

O atual curso iniciou em agosto do ano passado, com sete meses de duração, em carga horária de 1.730 horas-aulas, nas modalidades de ensino a distância e presencial. Conforme o diretor da EsFES, major Oscar Bessi Filho, a partir do segundo ciclo os alunos já podem atuar no policiamento de rua. Agora a turma atual já está no terceiro e último ciclo. Os estágios ocorrem não só em Montenegro e região, sendo aproveitados também em eventos pelo Estado, como ocorreu em Gramado, Caxias e Porto Alegre. Recentemente também atuaram no carnaval da Capital e em jogos do Gauchão, incluindo o Gre-Nal. “Os treinamentos de polícia ostensiva, repassados em sala de aula, são vivenciados na prática”, frisa Bessi.

Batalhão Escola
Na última semana o comando da Brigada Militar no Estado anunciou a criação de Batalhões Escola, formados por alunos-soldados. Assim, eles deverão atuar também em cidades maiores, como Porto Alegre, Santa Maria, Canoas e litoral.

Os alunos-soldados da EsFES de Montenegro vão atuar em Canoas, sob comando de alunos-oficiais do curso de capitães (CSPM). De acordo com o major Oscar Besi, nem a escola e nem o batalhão de Canoas terão intervenção no planejamento dessa atuação. “O objetivo é dar aos alunos-soldados a oportunidade de atuar com regularidade em áreas de maior índice de criminalidade, dar aos alunos-oficiais a possibilidade de planejar e gerenciar esse tipo de policiamento e dar a essas comunidades um trabalho focado na redução dos índices de crimes violentos.

Últimas

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80%...

Câmara Municipal de Pelotas apresenta projeto destinando espaço à memória do Cel Massot

Uma proposição do Vereador Daniel Fonseca, Policial Militar, pretende...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao crime mostra redução de indicadores e garante respaldo às ações policiais Correio do Povo O uso de...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de outubro até as 17h do dia 12 de novembro Correio do Povo Foi publicado no Diário Oficial do...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80% da criminalidade A cidade de Pelotas (RS) ganhou destaque internacional como exemplo positivo de redução da...