Edição Impressa

Mortes de policiais no Brasil saltam 30% comparado a 2022

De acordo com dados do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, houve um total de 6.430 pessoas mortas por ações policiais civis e militares no Brasil, enquanto 173 policiais foram vítimas de violência letal. Comparado ao ano anterior, isso representa um aumento de 30% nas mortes de policiais e uma queda de 1,9% nas fatalidades causadas por ações policiais.

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

A taxa de mortes entre os policiais ativos aumentou de 0,03% para 0,04%. Já a proporção de mortes decorrentes de ações policiais, em relação à população geral, se manteve em 3,2 por 100 mil habitantes.

O perfil das vítimas em confrontos com a polícia continua similar: 99,2% eram homens, 75% tinham entre 12 e 29 anos e 83,1% eram negros.

O Fórum aponta que a persistência da violência policial é um reflexo de políticas públicas ineficazes. De acordo com os pesquisadores Samira Bueno e Renato Sérgio de Lima, muitos estados não estão enfrentando o problema adequadamente.

O estudo revela ainda que as ações policiais mais letais foram registradas no Rio de Janeiro e na Bahia, com mais de mil mortes em cada estado. Contudo, quando a taxa de mortes é ajustada pela população local, o Amapá lidera pelo segundo ano consecutivo, com 16,6 mortes por 100 mil habitantes, enquanto o Distrito Federal apresenta a taxa mais baixa (0,5 mortes por 100 mil habitantes).

Últimas

Saidinhas: o cinismo do Estado, o oportunismo da política e a conta paga pela sociedade

Marco Antônio Moura dos Santos O debate sobre as “saidinhas”...

Governo do RS analisa impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios a servidores

Governo do Estado está buscando quantificar o impacto da...

Brigada Militar emite nota no caso Pelotas

A respeito da intervenção policial ocorrida na cidade de...

Estados Unidos da América, Venezuela, Brasil: crise, ação, crise e o vazio de liderança latino-americana

Marco Antonio Moura dos Santos A recente ação dos Estados...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Saidinhas: o cinismo do Estado, o oportunismo da política e a conta paga pela sociedade

Marco Antônio Moura dos Santos O debate sobre as “saidinhas” de presos no Brasil é, antes de tudo, um retrato da hipocrisia institucional que domina...

Governo do RS analisa impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios a servidores

Governo do Estado está buscando quantificar o impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios que haviam sido suspensos durante a pandemia...

Brigada Militar emite nota no caso Pelotas

A respeito da intervenção policial ocorrida na cidade de Pelotas, a Brigada Militar esclarece que, na madrugada desta quarta-feira (15/01), ao realizar buscas na...