Edição Impressa

UniRitter cria realidade virtual para qualificar treinamento de policiais militares

BM Verso vai proporcionar simulação de ocorrências a soldados do 1º BPM

Soldados do 1º BPM serão os primeiros a implementar a tecnologia | Foto: Maria Eduarda Fortes / CP

Marcel Horowitz Correio do Povo

A Brigada Militar de Porto Alegre passa a contar com uma nova ferramenta para auxiliar nos treinos e no desenvolvimento dos policiais. Intitulada de ‘BM Verso’, a tecnologia criada por estudantes e professores da UniRitter foi lançada nesta terça-feira, tendo como público alvo os soldados do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

“O BM Verso surge para colaborar com a formação e preparação de policiais em momento complexos que exijam competências técnicas e emocionais apuradas, contribuindo para tomadas de decisão assertiva em situações de risco”, declarou a diretora-geral da UniRitter, Rachel Ballardin,

De acordo com o professor de TI da instituição, Leonardo Albernaz Amaral, a corporação receberá três ambientes virtuais. Um deles, vai reproduzir um caso de violência doméstica e os outros dois, o estande de tiros e a sala de atendimento psicológico do 1º BPM. “Dentro desse ambiente, embarcamos aplicações para melhorar a parte operacional do batalhão. A gente consegue trazer a realidade para dentro do ambiente virtual. Após eles serem imersos no ambiente de experimentação, vamos conseguir mapear o estresse que foi causado. A inteligência artificial vai criar cenários complexos, com diferentes desfechos”, afirmou.

Para fazer uso da ferramenta, o militar precisará utilizar um óculos de realidade virtual, que vai transportá-lo para uma réplica fidedigna do prédio do 1º BPM. Ali, ele poderá praticar habilidades mecânicas, como o manuseio das armas. No cenário que simula uma ocorrência da Lei Maria da Penha, o usuário terá que decidir o grau de intensidade das medidas de contenção contra o agressor. Já o terceiro ambiente, simulando uma consulta no psicólogo, tem como enfoque a melhoria na saúde mental da tropa.

Luciano Bessauer, coordenador do curso de TI e do projeto BM Verso,  destaca que, para garantir o alto nível de fidelidade das simulações pedagógicas, os ambientes foram desenvolvidos e testados juntamente com os policiais militares. “A experiência imersiva gera atenção, potencializa a retenção do conhecimento, proporciona um ambiente seguro para errar, coloca o policial em contato com casos de alta pressão e rápida atuação para o desenvolvimento de inteligência emocional”, declarou o professor.

Conforme o Major Marcio Luiz da Costa Limeira, comandante do 1º BPM, o projeto vem sendo elaborado desde o início do ano, a partir de uma visita dos soldados à universidade. O Major também enfatizou que, com o uso da inteligência artificial, o BM Verso vai desafiar os militares no desdobramento das ocorrências. “Temos como base a qualificação profissional, o atendimento psicológico dos policiais e o atendimento da comunidade.  A partir da simulação de diferentes situações, teremos um policial mais treinado. Através da inteligência artificial, o mesmo cenário pode ter diferentes desfechos. Na cena que simula uma ocorrência de agressão entre um casal, o soldado não sabe qual o fim da história. Ele terá que decidir se fará a prisão do agressor ou, até mesmo, efetuar um disparo de arma de fogo”, enfatizou.

De acordo com a UniRitter, o BM Verso deverá ser implementado nos próximos meses. Além do 1º BPM, a instituição ainda pretende investir novos recursos, para possibilitar a ampliação do projeto a outros batalhões.

Últimas

Governador Eduardo Leite sanciona Lei de Organização Básica da Brigada Militar (BM)

Norma atualiza competências da corporação, alinhando atuação da BM...

Litoral Norte enfrenta precariedade e atrasos na entrega de guaritas para guarda-vidas

Despadronizadas, algumas estruturas começaram o veraneio ainda em fase...

Governo do Estado inicia obra para recuperação da Central de Inteligência da BM, em Porto Alegre

Investimento é de R$ 1,3 milhão para restaurar estruturas...

Soldado da Brigada Militar morre em acidente na RS-801 em Chapada

Cristian Anderson Berra, de 39 anos, fazia parte do...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Governador Eduardo Leite sanciona Lei de Organização Básica da Brigada Militar (BM)

Norma atualiza competências da corporação, alinhando atuação da BM aos desafios contemporâneos da segurança pública Correio do Povo O governador Eduardo Leite sancionou, nesta quarta-feira (24/12), a Lei...

Litoral Norte enfrenta precariedade e atrasos na entrega de guaritas para guarda-vidas

Despadronizadas, algumas estruturas começaram o veraneio ainda em fase de pinturas ou reconstruídas do zero Felipe Faleiro Correio do Povo As guaritas são parte importante do...

Governo do Estado inicia obra para recuperação da Central de Inteligência da BM, em Porto Alegre

Investimento é de R$ 1,3 milhão para restaurar estruturas na edificação localizada no Centro Histórico Correio do Povo O governo do Estado iniciou a recuperação estrutural...