Edição Impressa

Polícia Penal retoma guarda externa da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas após 28 anos

Brigada Militar realizava a segurança das muralhas da Pasc desde julho de 1995

Marcel Horowitz Correio do Povo

Policiais penais assumem guaritas e patrulhamento externo da Pasc | Foto: Brigada Militar / CP

A guarda externa da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) foi oficialmente repassada, nesta quarta-feira, pela Brigada Militar à direção da unidade prisional. A mudança marca a retomada da segurança das muralhas pela Polícia Penal após 28 anos, quando o então governador Antônio Britto determinou que a atribuição ficaria a cargo dos militares durante a Operação Canarinho, desencadeada em 25 de julho de 1995 para tentar conter fugas e motins.

“Essa é a décima penitenciária do estado que retomamos a segurança externa, desde o início do ano”, afirmou o diretor da Pasc, Renato Penna de Moraes.

A Polícia Penal, de acordo com Penna, também vai retomar o controle da segurança externa dos outros seis estabelecimentos do complexo prisional do município da região Carbonífera, incluindo a ainda não inaugurada Penitenciária Estadual de Charqueadas 2 (Pec II) e a Penitenciária Estadual do Jacuí (Pej), que ainda é administrada pela BM.

“Isso é algo natural. A retomada das muralhas da Pasc marca o início de um processo que também vai ocorrer nas outras casas do Complexo Prisional de Charqueadas”, destacou.

“O grande benefício para a população é a criação de uma nova Polícia Penal assumindo o controle completo das penitenciárias. Isso traz mais segurança para a sociedade, pois agora há pessoas especializadas em sistema prisional e que podem desonerar a Brigada Militar para a sua atividade fim, que é o policiamento ostensivo”, completou o diretor da Pasc.

O major César Vinicius Boeira Rodrigues, comandante do 28º BPM, confirma que os militares que estavam nas guaritas da Pasc vão se somar ao efetivo nas ruas. Ainda segundo ele, parte dos soldados também será realocada para auxiliar na segurança externa de outras penitenciárias em Charqueadas, enquanto a atribuição dessas ainda não está sob a tutela da Polícia Penal.

“Essa medida vai aumentar o número de militares nas ruas”, enfatizou o major. “Além dos que vão retornar ao policiamento ostensivo, também há militares que vão ser realocados para desempenhar a segurança externa de outras cadeias”, concluiu.

Últimas

Socorro silencioso da Brigada Militar salva até nove vidas por dia no RS

Mais de 3 mil pessoas foram salvas por PMs...

Nova aeronave da Polícia Civil já chegou em Porto Alegre

Com cabine pressurizada, o turboélice Piper Malibu tem capacidade...

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai...

ASSTBM se manifesta sobre declaração de Eduardo Leite

Em nota publicada em seu site institucional, a entidade...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Socorro silencioso da Brigada Militar salva até nove vidas por dia no RS

Mais de 3 mil pessoas foram salvas por PMs em 2025 em atendimentos de emergência e ações de salvamento Crianças engasgadas, vítimas de afogamento, feridos...

Nova aeronave da Polícia Civil já chegou em Porto Alegre

Com cabine pressurizada, o turboélice Piper Malibu tem capacidade para seis pessoas e 1,8 mil km de alcance Humberto Trezzi GZH Policiais gaúchos ganharam asas para...

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai para a reserva Rosane de Oliveira GZH Depois de 35 anos de serviço, os últimos quatro no...