Soldado dos Bombeiros que serve em Rosário recebe moção de aplauso por ato de bravura

Gazeta de Rosário 

Durante a Sessão Legislativa desta segunda-feira, 30 de outubro, o Soldado Bombeiro Militar Lucas Celso Jobim Strieder, natural de São Gabriel e lotado no Pelotão do CBMRS de Rosário do Sul, recebeu uma moção de Aplauso por ato heróico de salvamento ocorrido em setembro deste ano na sua cidade, quando salvou a vida de um jovem prestes a cometer suicídio no rio Vacacaí. A moção de aplauso é de autoria do vereador Arilton Silva da Silva e teve a aprovação unânime do parlamento rosariense.


O presidente da Câmara, Alisson Sampaio, realizou o levantamento da sessão para a homenagem que teve a leitura da Moção 73/2023, em reconhecimento ao Bombeiro Militar que serve em Rosário do Sul, pelo ato de coragem e bravura, que mesmo estando fora do seu horário de serviço, salvaguardou a vida de um jovem que estava prestes a cometer suicídio na cidade de São Gabriel-RS.
Familiares de Strieder, colegas do CBMRS de Rosário, público em geral e vereadores acompanharam a homenagem.
Arilton e o Sd Strieder foram a frente da mesa central da Câmara com o presidente Alisson onde foi entregue a Moção.
Arilton Silva “Borrego”, autor da moção falou aos presentes saudando aos familiares e destacou o militar:
“Ele escolheu essa profissão para cuidar de nós nas horas que mais precisamos. Lucas, quero te parabenizar que tu, saindo cansado do serviço se deparou na tua cidade com um cidadão com uma corda no pescoço na mureta da ponte para se atirar naquela atura nas pedras do rio. E tu, com esse ato de herói foi lá e não pensou duas vezes, conversou com ele até conseguir abraçar e tirá-lo daquela hora de desespero dessa maldita doença da depressão. Agradeço aos colegas pela votação e parabenizo ao Sd. Strieder”, argumentou Arilton.


Em poucas palavras o militar Lucas Strieder lembrou a todos que se ocorrer casos parecidos, pela sua formação estará pronto para fazer de novo. Ele também agradeceu ao vereador Arilton e aos demais pela moção de aplauso. “Não pensaria duas vezes e faria novamente esse ato. Nossa profissão é uma vocação, não pensamos no momento do perigo, só pensamos na ação. Muito obrigado a todos”, disse na tribuna.
Alisson Sampaio encerrou o levantamento da sessão cumprimentando o bombeiro militar destacando a gratidão rosariense e também gabrielense: “Parabenizamos o soldado Strieder pela sua profissão. Todos os bombeiros tem essa missão e todos nós somos gratos pelo trabalho que fazem em nossas comunidades.

SAIBA MAIS


O Soldado Lucas Celso Jobim Strieder nasceu em São Gabriel no dia 25 de janeiro de 1990, filho de Celso Antônio Strieder e Maria Noeli Strieder.  Em 21 junho de 2017 ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Serviu no comando dos bombeiros e depois em Tramandaí/RS. Posterior voltou ao comando e então foi transferido para Rosário do Sul onde serve atualmente no 3º Pelotão da 2ª Companhia BM do 10º Batalhão de Bombeiros Militares.


Em 21 de setembro de 2023, saído de serviço em Rosário e em horário de folga na sua cidade, São Gabriel, ao passar na Avenida Presidente Vargas, ponte sobre o rio Vacacaí- bairro Bom Fim, deparou-se com um jovem prestes a cometer atentado contra a própria vida usando uma corda no pescoço presa a um dos pilares da ponte. Imediatamente Strieder foi ao socorro do jovem e passou a conversar por cerca de 20 minutos, conseguindo retirar a corda do pescoço da vítima e amarrando na cintura dos dois, sendo convencido a desistir da atitude, sendo posterior encaminhado a Santa Casa de Caridade de São Gabriel. Apoiaram a ocorrência o Sargento Bonilha e o Sd. Amado, da Brigada Militar que acompanharam a negociação do bombeiro com a vítima e auxiliaram em sua condução.
 
Foto em destaque: Julio Lemos/Assessoria de Imprensa/Poder Legislativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima