Morre Conan, cão da Brigada Militar de Caxias

Animal foi diagnosticado com um tumor no pulmão 

MARCOS CARDOSO PIONEIRO

Conan e o sargento Mario da Rosa, que cuidou dele desde o início da trajetória. Brigada Militar / Divulgação

O cão Conan da Brigada Militar de Caxias do Sul morreu na manhã deste sábado (30). Aos nove anos, o pastor alemão foi diagnosticado com um tumor no pulmão. Ele estava internado desde a metade desta semana em uma clínica veterinária da cidade. No entanto, como não foi possível reverter o quadro de saúde, foi necessário fazer uma eutanásia. 

Conan estava no canil do 12º Batalhão de Política Militar desde os 45 dias de vida, tendo sido treinado pelo sargento Mario da Rosa. Ele iria ficar com Conan em casa após a aposentadoria do animal, que já estava na idade limite de trabalho. Nesta semana, porém, após ter percebido que a respiração estava diferente, o sargento levou o cachorro até uma clínica no bairro Cruzeiro para a realização de exames, que acabaram identificando a doença.

O sargento conta que o cão era apto a fazer patrulhas e também atuar em revistas e operações, mas o foco eram os trabalhos sociais. Por diversas vez o cão participou de ações em alas de hospitais que atendem pessoas com câncer e também em lares de idosos, com o objetivo de levar alegria a esses locais.

Rosa lembrou alguns trabalhos realizados ao lado de amigo de quatro patas e destacou que animal fazia sucesso em eventos na cidade como, por exemplo, a Festa da Uva. O trabalho final da carreira seria na edição de 2024 da maior festa comunitária da Serra gaúcha.

— Eu aprendi muita coisa com ele, principalmente o respeito, o amor e o carinho. Aquele carinho em troca de nada, ele quer um carinho e o teu sentimento. Eu dizia que ele era o meu fiel amigo, o meu fiel colega era ele — contou, emocionado.

O comandante do 12º BPM, o tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, ressaltou o trabalho feito pelo cão durante sua atuação.

— Conan cumpriu a sua missão com louvor, orgulhou nosso batalhão, orgulhou toda a Brigada Militar e deixou um legado muito importante para nós continuarmos com esse projeto da Patrulha K-9. Com certeza nós teremos agora treinamento de filhotes e, tão logo, nós estejamos com novos cães na rua também, o legado deixado pelo Conan.

O corpo de Conan será cremado e depois deve ocorrer uma cerimônia de despedida para o animal no 12º BPM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima