Edição Impressa

Governador Eduardo Leite pretende aprovar em dois dias reajustes e mudanças nas carreiras de servidores

Plano do Piratini é encaminhar a convocação na quarta-feira, primeiro dia do recesso parlamentar, solicitando votação dos três projetos de lei na sexta-feira. Projeto propõe aumento para diferentes atividades, adoção de pagamento por subsídio, alteração no sistema de promoções de servidores e extinção de cargos vagos

PAULO EGÍDIO GZH

Paulo Egídio / Agencia RBS

 ampla proposta que modifica carreiras do funcionalismo estadual e concede reajustes para diferentes categorias, apresentada nesta terça-feira (16) no Piratini, terá tramitação abreviada na Assembleia Legislativa. O plano do governo Eduardo Leite é protocolar e aprovar os textos em um período de dois dias. Isso é possível em razão de um expediente previsto no regimento da Assembleia.

No geral, quando quer dar celeridade a um projeto, o governo aciona o regime de urgência, no qual o texto fica apto a votação em 30 dias. Desta vez, no entanto, o Palácio Piratini utilizará o recesso parlamentar, que vai de 17 a 31 de junho, para acelerar o trâmite. 

No período de recesso, Leite pode convocar sessões extraordinárias do Legislativo para a votação de matérias específicas. Nesse caso, o único requisito é que o texto seja protocolado 48 horas antes da sessão de votação, para receber emendas.

O plano do Piratini é encaminhar a convocação na quarta, primeiro dia do recesso, solicitando votação dos três projetos de lei na sexta-feira. O líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP), sugeriu a abertura da sessão às 13h, mas outros parlamentares querem iniciar a discussão ainda pela manhã.

A agilidade almejada pelo governo se dá em razão de o Estado ter uma janela reduzida para ampliar os gastos com funcionalismo. 

Em agosto, o governo precisa emitir um novo relatório a respeito dos indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como teve uma queda brusca na arrecadação, o documento deverá apontar que o Rio Grande do Sul atingiu o chamado limite prudencial para despesas com funcionários públicos.

Quando isso ocorre, o governo fica proibido de aprovar reajustes salariais e mudanças nas carreiras que gerem despesas.

Últimas

Tecnologia da Brigada Militar combate roubos e furtos de celulares no RS

Estado tem menor taxa de roubo de celulares do...

BM compra mais quatro helicópteros e frota do governo do RS chegará a 16 aeronaves

Ainda este ano, Brigada Militar recebe um Esquilo e...

Rio Grande terá loja com oferta gratuita de produtos às vítimas de violência doméstica

Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto,...

Falta de efetivo pode fechar plantão noturno dos Bombeiros em Flores da Cunha

Se o cenário não mudar, a população de Flores...

Convênio

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img

Tecnologia da Brigada Militar combate roubos e furtos de celulares no RS

Estado tem menor taxa de roubo de celulares do Brasil Correio do Povo Ações da Brigada Militar atacam o crime desde a prevenção até o receptador....

BM compra mais quatro helicópteros e frota do governo do RS chegará a 16 aeronaves

Ainda este ano, Brigada Militar recebe um Esquilo e um Bell 429. Em 2027, duas aeronaves maiores, modelo AW169, serão recebidas pela força policial Gabriel...

Rio Grande terá loja com oferta gratuita de produtos às vítimas de violência doméstica

Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto, às 17h, no Praça Rio Grande Shopping Marcel Horowitz Correio do Povo O combate à violência doméstica avança...