Edição Impressa

Servidores Públicos: Última leva de projetos do governo do RS chega à Assembleia Legislativa

Após, o foco deverão ser as eleições municipais de outubro

Taline Oppitz Correio do Povo

Governador Eduardo Leite sancionou na semana passada o projeto que reformulou as carreiras dos servidores públicos | Foto: Pedro Piegas

O governador Eduardo Leite (PSDB) reúne os líderes da base aliada na Assembleia nesta terça-feira, às 17h, no Palácio Piratini. Entre os itens na pauta do encontro estão o projeto de lei complementar com mudanças em carreiras da segurança.

O texto é uma espécie de complementação da proposta de reestruturação em carreiras do funcionalismo, aprovada na semana passada, em sessão extraordinária.

O PLC da segurança, que deve ser encaminhado à Assembleia provavelmente até quarta-feira, integra ainda as adequações relativas à PGE e à Receita Estadual. A matéria relativa às alterações na Agergs, que, segundo o Executivo está sendo aprimorada, deve ser encaminhada ao Legislativo na próxima semana.

As pautas serão as últimas do Executivo que terão de ser analisadas durante as eleições municipais. O PLC, que será enviado para o aval dos deputados em regime de urgência, tem impacto estimado em R$ 521,5 milhões, entre outubro deste ano e dezembro de 2026. A proposta estabelece a criação do Regime de Sobreaviso para a Polícia Civil (PC).

Outro ponto é o reforço da estrutura com a criação de 239 Funções Gratificadas, com extinção do quadro atual de FGs próprias da PC. No caso da Brigada Militar (BM), o Executivo irá propor a criação de 139 FGs e no Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 64 FGs. A proposta estabelece ainda a criação do Programa de Militares Estaduais Temporários para a BM e o CBM.

O objetivo é realocar os militares em funções administrativas para o policiamento ostensivo. A autorização envolve 2.731 vagas na BM e 300 no CBM. Para as duas categorias, o projeto estabelece ainda a extinção do nível III da carreira de soldados. Serão impactados 9.424 soldados da BM e do CBM que passarão a ter cerca de 30% a mais no subsídio na largada da carreira.

Últimas

Tecnologia da Brigada Militar combate roubos e furtos de celulares no RS

Estado tem menor taxa de roubo de celulares do...

BM compra mais quatro helicópteros e frota do governo do RS chegará a 16 aeronaves

Ainda este ano, Brigada Militar recebe um Esquilo e...

Rio Grande terá loja com oferta gratuita de produtos às vítimas de violência doméstica

Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto,...

Falta de efetivo pode fechar plantão noturno dos Bombeiros em Flores da Cunha

Se o cenário não mudar, a população de Flores...

Convênio

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img

Tecnologia da Brigada Militar combate roubos e furtos de celulares no RS

Estado tem menor taxa de roubo de celulares do Brasil Correio do Povo Ações da Brigada Militar atacam o crime desde a prevenção até o receptador....

BM compra mais quatro helicópteros e frota do governo do RS chegará a 16 aeronaves

Ainda este ano, Brigada Militar recebe um Esquilo e um Bell 429. Em 2027, duas aeronaves maiores, modelo AW169, serão recebidas pela força policial Gabriel...

Rio Grande terá loja com oferta gratuita de produtos às vítimas de violência doméstica

Loja Rosa Lilás será inaugurada em 1º de agosto, às 17h, no Praça Rio Grande Shopping Marcel Horowitz Correio do Povo O combate à violência doméstica avança...