Edição Impressa

Comando de Polícia de Choque tem novo comandante

Cerimônia também comemorou o 60º aniversário do 1º Batalhão de Polícia de Choque

passagem de comando

A Brigada Militar realizou a cerimônia de passagem de comando do Comando de Polícia de Choque (CPChq). O evento foi realizado nesta sexta-feira (30/8), no Campo de Instrução do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq), em Porto Alegre. Na ocasião, o coronel Cláudio de Azevedo Goggia transmitiu o cargo ao tenente-coronel Otemar Maia Bianchini.

A ocasião também marcou a ida do coronel Goggia para a Legião Altiva da Brigada Militar. Em sua trajetória de 33 anos na Corporação, o oficial serviu em diversas unidades, entre elas 1º BPM, 20º BPM, 4º RPMon, Gabinete de Comando-Geral, Departamento de Ensino e CRPO Sul. Desde março de 2023, estava à frente do CPChq, coordenando o trabalho de segurança pública nas sete unidades subordinadas: seis batalhões de choque e o 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon).

O novo comandante será o tenente-coronel Otemar Maia Bianchini, que estava à frente do 6º Batalhão de Polícia de Choque (6º BPChq), de Uruguaiana. Durante a sua trajetória, já foi comandante, no 1º BPChq, do Pelotão de Choque, da 2º Companhia de Choque e da 4º Companhia de Patrulhas Especiais. O oficial também esteve à frente de missões na Força Nacional de Segurança Pública e em projetos especiais, como o Batalhão da Copa 2014.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, destacou, em sua fala, a melhoria constante dos indicadores de resultados na pasta, mesmo após as enchentes, e atribuiu as conquistas ao trabalho dos policiais militares. “Nós tivemos 500 integrantes da segurança pública que perderam suas casas, e eles não têm profissão, têm vocação. Por isso, seguiram trabalhando e defendendo a população gaúcha, mantendo e diminuindo os indicadores de criminalidade, salvando e tendo ações humanitárias”, destacou.

Já o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, que tem trajetória profissional e de vida dedicada à consolidação da doutrina do Choque da BM, falou sobre os valores associados às operações. “O Homem Choqueano é a personificação do trinômio homem-equipamento-treinamento, que caminham juntos. Com união, fé e espírito de corpo, estamos sempre prontos para qualquer missão e não apenas fazemos a missão; nós vivemos a missão”, explicou.

Aniversário do 1º BPChq

O evento assinalou os 60 anos do 1º Batalhão de Polícia de Choque, que tem sede em Porto Alegre. A ocasião teve a entrega da Medalha Mérito de Operações de Choque a 20 agraciados e a entrega da Comenda do 1º BPChq a 39 pessoas pelos relevantes serviços prestados pela unidade.

FONTE: BRIGADA MILITAR

Últimas

Projeto de Lei quer que policial ao se aposentar fique com arma do estado como fiel depositário

PROJETO DE LEI (PL3445) DE AUTORIA DO DEP FEDERAL...

Defasagem salarial, entenda como é o cálculo e faça sua simulação

Defasagem salarial é um termo recorrente na vida dos...

11º BPM realiza evento para as crianças do Bairro Farrapos

Na manhã deste sábado, 30/08/2025, o 11º BPM realizou...

Artigo: Pilares da Democracia e do Estado Democrático de Direito

JUSTIÇA? “Ela é cega, mas não é tola”? Marco Antônio Moura...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Projeto de Lei quer que policial ao se aposentar fique com arma do estado como fiel depositário

PROJETO DE LEI (PL3445) DE AUTORIA DO DEP FEDERAL CAP AUGUSTO JUSTIFICATIVA: O presente projeto de lei vem em benefício daqueles que dedicaram suas...

Defasagem salarial, entenda como é o cálculo e faça sua simulação

Defasagem salarial é um termo recorrente na vida dos servidores público de forma geral, não só no RS mas no Brasil como um todo....

11º BPM realiza evento para as crianças do Bairro Farrapos

Na manhã deste sábado, 30/08/2025, o 11º BPM realizou um evento especial para as crianças na Praça do SESI, no Bairro Farrapos, em Porto...