Edição Impressa

Lewandowski anuncia inclusão de guardas municipais na PEC da Segurança Pública

A decisão acontece após o Supremo Tribunal Federal liberar as guardas municipais de realizarem patrulha preventiva

POR CARTACAPITAL

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou nesta quarta-feira 26 uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. O novo texto agora inclui as guardas municipais no rol dos órgãos de segurança pública previstos no Artigo nº 144 da Constituição Federal.

A mudança busca formalizar o papel dessas corporações no policiamento ostensivo e comunitário. A decisão de Lewandowski acontece após o Supremo Tribunal Federal liberar as guardas municipais de realizarem patrulha preventiva.

O objetivo é que haja cooperação com os demais órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Segundo o governo, a revisão da PEC busca garantir maior segurança jurídica para a atuação das guardas municipais e evitar sobreposição de funções com outras forças de segurança.

“Nossa intenção é fortalecer o sistema de segurança pública como um todo, garantindo que as Guardas Municipais tenham seu papel formalizado na Constituição sem comprometer a autonomia dos entes federados”, afirmou Lewandowski.

O texto reforça que as guardas devem atuar de forma integrada com as Polícias Civil e Militar, sem exercer funções de polícia judiciária, conforme já determinado pelo STF.

Últimas

Rodrigo Mohr será o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar

O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente,...

Artigo: O Juiz Militar Orpheu Corrêa

No mês da Consciência Negra, apresentamos um artigo sobre...

Sai nova pesquisa para Governo do RS

PESQUISA PARA GOVERNADOR – RIO GRANDE DO SUL A pesquisa...

Brigada Militar retira das ruas 33,9 toneladas de drogas e mais de mil armas de fogo em dez meses de 2025

O combate ao tráfico de drogas inclui as apreensões...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Rodrigo Mohr será o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar

O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente, e a desembargadora Gabriela John, a corregedora-geral GZH O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul elegeu...

Artigo: O Juiz Militar Orpheu Corrêa

No mês da Consciência Negra, apresentamos um artigo sobre o primeiro desembargador negro da Justiça Militar do RS, um resgate histórico realizado pelo Desembargador...

Sai nova pesquisa para Governo do RS

PESQUISA PARA GOVERNADOR – RIO GRANDE DO SUL A pesquisa de novembro do Instituto Methodus analisou três frentes da eleição de 2026: Disputa pela Presidência da República – Acesse...