Edição Impressa

Brigada Militar socorre bebê de quatro dias que estava engasgado

Criança foi levada ao quartel com a respiração comprometida e quase sem sinais vitais

William Mansque GZH

Uma bebê com quatro dias de vida foi salva pela Brigada Militar no final da manhã deste sábado (15), em Canoas, após engasgar com leite materno. O pedido de socorro foi feito pelos pais da criança, que foram ao quartel do 15° Batalhão de Polícia Militar (15°BPM).

A filha do casal, Maria Alice, estava em situação crítica quando chegou ao quartel, por volta das 10h15min. Apresentando a pele pálida, a bebê estava com a respiração comprometida e quase sem sinais vitais. 

A soldado Fernanda Stein estava na guarda quando os pais pediram socorro. Então, ela solicitou ajuda da soldado Lisiane Klaus, que aplicou a manobra de Heimlich — procedimento para desobstruir a respiração.

— A gente fica meio apreensiva, mas deu tudo certo. Logo chegou o sargento (Rudibeldo Ohlweiller), que auxiliou a gente naquele momento. Graças a Deus ocorreu tudo dentro da melhor forma possível — relata.

Após a manobra, a bebê voltou a ter os sinais vitais. As vias aéreas foram desobstruídas e a respiração restabelecida. Em seguida, a criança foi encaminhada em uma viatura do Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar.  

Lisiane conta que foi a primeira vez que utilizou a manobra em atendimento policial. Porém, ela já recorreu ao procedimento com seu filho enquanto amamentava. Ao perceber que ele engasgou com o leite,  a mãe pôs em prática o que aprendeu nos treinamentos da BM. 

— É muito importante também que os médicos passem essa manobra para as mães no pré-natal, ou que seja divulgada. É uma situação comum, e, às vezes, apenas virando a cabeça da criança para baixo tu consegues desengasgar ela — diz Lisiane.

Em nota, a Brigada Militar destacou que a “ação rápida, eficiente e crucial dos policiais militares SGT. PM Ohlweiler de folga, SD PM Fernanda e SD PM Lisiane em serviço, foram fundamental para salvar a vida da criança”. 

O comunicado acrescenta que a atitude dos três “reafirma o compromisso da corporação de agir com prontidão e dedicação em qualquer situação, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade”.

Últimas

Rodrigo Mohr será o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar

O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente,...

Artigo: O Juiz Militar Orpheu Corrêa

No mês da Consciência Negra, apresentamos um artigo sobre...

Sai nova pesquisa para Governo do RS

PESQUISA PARA GOVERNADOR – RIO GRANDE DO SUL A pesquisa...

Brigada Militar retira das ruas 33,9 toneladas de drogas e mais de mil armas de fogo em dez meses de 2025

O combate ao tráfico de drogas inclui as apreensões...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Rodrigo Mohr será o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar

O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente, e a desembargadora Gabriela John, a corregedora-geral GZH O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul elegeu...

Artigo: O Juiz Militar Orpheu Corrêa

No mês da Consciência Negra, apresentamos um artigo sobre o primeiro desembargador negro da Justiça Militar do RS, um resgate histórico realizado pelo Desembargador...

Sai nova pesquisa para Governo do RS

PESQUISA PARA GOVERNADOR – RIO GRANDE DO SUL A pesquisa de novembro do Instituto Methodus analisou três frentes da eleição de 2026: Disputa pela Presidência da República – Acesse...