Edição Impressa

Brigada Militar socorre bebê de quatro dias que estava engasgado

Criança foi levada ao quartel com a respiração comprometida e quase sem sinais vitais

William Mansque GZH

Uma bebê com quatro dias de vida foi salva pela Brigada Militar no final da manhã deste sábado (15), em Canoas, após engasgar com leite materno. O pedido de socorro foi feito pelos pais da criança, que foram ao quartel do 15° Batalhão de Polícia Militar (15°BPM).

A filha do casal, Maria Alice, estava em situação crítica quando chegou ao quartel, por volta das 10h15min. Apresentando a pele pálida, a bebê estava com a respiração comprometida e quase sem sinais vitais. 

A soldado Fernanda Stein estava na guarda quando os pais pediram socorro. Então, ela solicitou ajuda da soldado Lisiane Klaus, que aplicou a manobra de Heimlich — procedimento para desobstruir a respiração.

— A gente fica meio apreensiva, mas deu tudo certo. Logo chegou o sargento (Rudibeldo Ohlweiller), que auxiliou a gente naquele momento. Graças a Deus ocorreu tudo dentro da melhor forma possível — relata.

Após a manobra, a bebê voltou a ter os sinais vitais. As vias aéreas foram desobstruídas e a respiração restabelecida. Em seguida, a criança foi encaminhada em uma viatura do Corpo de Bombeiros para atendimento hospitalar.  

Lisiane conta que foi a primeira vez que utilizou a manobra em atendimento policial. Porém, ela já recorreu ao procedimento com seu filho enquanto amamentava. Ao perceber que ele engasgou com o leite,  a mãe pôs em prática o que aprendeu nos treinamentos da BM. 

— É muito importante também que os médicos passem essa manobra para as mães no pré-natal, ou que seja divulgada. É uma situação comum, e, às vezes, apenas virando a cabeça da criança para baixo tu consegues desengasgar ela — diz Lisiane.

Em nota, a Brigada Militar destacou que a “ação rápida, eficiente e crucial dos policiais militares SGT. PM Ohlweiler de folga, SD PM Fernanda e SD PM Lisiane em serviço, foram fundamental para salvar a vida da criança”. 

O comunicado acrescenta que a atitude dos três “reafirma o compromisso da corporação de agir com prontidão e dedicação em qualquer situação, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade”.

Últimas

Saidinhas: o cinismo do Estado, o oportunismo da política e a conta paga pela sociedade

Marco Antônio Moura dos Santos O debate sobre as “saidinhas”...

Governo do RS analisa impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios a servidores

Governo do Estado está buscando quantificar o impacto da...

Brigada Militar emite nota no caso Pelotas

A respeito da intervenção policial ocorrida na cidade de...

Estados Unidos da América, Venezuela, Brasil: crise, ação, crise e o vazio de liderança latino-americana

Marco Antonio Moura dos Santos A recente ação dos Estados...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Saidinhas: o cinismo do Estado, o oportunismo da política e a conta paga pela sociedade

Marco Antônio Moura dos Santos O debate sobre as “saidinhas” de presos no Brasil é, antes de tudo, um retrato da hipocrisia institucional que domina...

Governo do RS analisa impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios a servidores

Governo do Estado está buscando quantificar o impacto da lei que autoriza o pagamento retroativo de benefícios que haviam sido suspensos durante a pandemia...

Brigada Militar emite nota no caso Pelotas

A respeito da intervenção policial ocorrida na cidade de Pelotas, a Brigada Militar esclarece que, na madrugada desta quarta-feira (15/01), ao realizar buscas na...