Edição Impressa

Governo Leite planeja comprar avião a jato

Intenção é investir entre R$ 150 e 200 milhões

Jocimar Farina GZH

O governo do Estado está planejando comprar um novo avião, mais rápido e potente. Diferente dos modelos atuais, bi e monomotor, a aeronave tem motor a jato, com maior autonomia de voo.

O assunto vem sendo discutido nos últimos meses e envolve representantes da Brigada Militar, da Defesa Civil e da Secretaria Estadual da Saúde. A última reunião sobre o assunto foi realizada na semana passada.

A ideia é gastar entre R$ 150 e 200 milhões na aquisição. Os encontros estão servindo para identificar qual modelo melhor atenderia às necessidades do governo gaúcho.

Além de transportar o governador, a ideia é que a aeronave também possa transportar órgãos para transplante e remoção de pacientes de emergência, para atender deslocamentos rápidos, em distâncias maiores. Sob responsabilidade do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, ela também pode ser usada no transporte da ajuda humanitária e deslocamento de tropas de segurança pública. 

Um modelo que se chegou a avaliar que poderá atender a estes objetivos é o Phenom 300, da Embraer. Segundo a fabricante, a aeronave tem velocidade máxima de cruzeiro de 860 km/h. O avião consegue voar a 45.000 pés (13.716 metros).

Atualmente, o governo do Estado tem dois aviões. Um deles é o Caravan, turbo-hélice e monomotor, adaptado a pousar em qualquer terreno, mas que serve para deslocamentos curtos. 

O outro é um modelo King-Air, turbo-hélice e bimotor, que voa em condições mais favoráveis, mas que não atende tudo o que uma aeronave necessita. Por exemplo: o deslocamento com esta aeronave, entre Porto Alegre e São Paulo, é feito durante 2h de viagem – 45 minutos a mais que o jato. 

Últimas

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai...

ASSTBM se manifesta sobre declaração de Eduardo Leite

Em nota publicada em seu site institucional, a entidade...

Preparação, prevenção e salvamentos: como é a rotina dos guarda-vidas no Litoral Norte

Coordenador da Operação Verão do CBMRS, major Jocemarlon Acunha...

Governador Eduardo Leite vai cobrar nova postura da Brigada Militar

Últimos incidentes incomodaram o governador, que marcou "reunião de...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Brigada Militar terá troca de comando em 15 de fevereiro

Comandante Feoli completa 35 anos de serviço e vai para a reserva Rosane de Oliveira GZH Depois de 35 anos de serviço, os últimos quatro no...

ASSTBM se manifesta sobre declaração de Eduardo Leite

Em nota publicada em seu site institucional, a entidade faz criticas a postura e manifestação na data de hoje, feita pelo Governador sobre os...

Preparação, prevenção e salvamentos: como é a rotina dos guarda-vidas no Litoral Norte

Coordenador da Operação Verão do CBMRS, major Jocemarlon Acunha Pereira fala sobre o trabalho dos guarda-vidas Guilherme Sperafico Correio do Povo Antes dos primeiros banhistas chegarem...