Solenidade também comemorou os 36 anos das operações especiais no RS
Correio do Povo
O major Gabriel Leivas Müller Hoff foi nomeado como o novo comandante do Batalhão de Operações (Bope) da Brigada Militar (BM). A passagem do comando foi realizada na sede da instituição, em Porto Alegre, com a presença de diversas autoridades. Ele vai suceder o coronel Felipe Costa Santos Rocha, que exerceu a função entre julho de 2022 e novembro de 2024.
A solenidade de passagem de comando ocorreu junto à comemoração do 36º aniversário das operações especiais no Rio Grande do Sul. Entre as autoridades civis e militares que prestigiaram a posse, estão: secretário Estadual de Segurança, Sandro Caron; secretário-adjunto da Segurança, Mário Yukio Ikeda; subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares; e o Chefe do Estado-Maior da BM, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira. A centenária Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar também se apresentou no evento.
Durante a cerimônia, o subcomandante-geral da BM destacou a atuação do colega na ocorrência do atirador de Novo Hamburgo, bem como a habilitação e qualificação de mais de 3 mil policiais militares em cerca de 70 cursos.
Natural de Porto Alegre, o major Hoff é marido e pai. Seu currículo inclui ao menos quatro bacharelados, em cursos como Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco da Polícia Militar de São Paulo, e em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Bandeirante. O comandante possui, ainda, mais de uma dezena de especializações, e tem registrado o exercício de diversas funções na área de ações táticas, operações especiais e de inteligência.
Na sequência do evento, os presentes assistiram à entrega das Medalhas de Mérito de Operações Especiais da Brigada Militar. A distinção concedida pelo governador do Estado, por indicação do comandante-geral.
O reconhecimento é conferido a militares, policiais militares, civis, pessoas físicas e/ou jurídicas, brasileiros ou estrangeiros que, no exercício de suas funções e atividades, tenham contribuído para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e aprimoramento do serviço de operações especiais da Brigada Militar, que tenham se sobressaído em operações policiais de significativa e reconhecida importância para a sociedade, atuado de forma marcante e destacada para o prestígio, imagem e conceito da Brigada Militar junto à sociedade e a outras organizações.