Edição Impressa

Hugo Motta diz que PEC da Segurança deve ser aprovada na CCJ até junho

Presidente da Câmara conversou sobre o cronograma de votação com o deputado Paulo Azi, presidente da Comissão de Constituição e Justiça

Da CNN 20/05/2025 às 19:40 | Atualizado 20/05/2025 às 19:40

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PP), afirmou na segunda-feira (19) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve ser aprovada até junho na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A previsão foi acordada com o presidente do colegiado, deputado Paulo Azi (União-BA).

“Conversei com o presidente da CCJ, deputado Paulo Azi, e acredito que até junho a PEC da Segurança estará aprovada na comissão. Depois, criarei uma comissão especial para analisar a matéria”, afirmou Motta no X (antigo Twitter).

Ele também defendeu que a PEC seja tratada com “competência” e reafirmou a prioridade do tema. “Precisamos enfrentar o tema com competência, não para lacrar em redes sociais. Daremos total prioridade a essa agenda, que é urgente para o Brasil”, declarou.

A proposta foi enviada pelo governo à Câmara em 24 de abril. A PEC é uma das maiores prioridades do Executivo, mas enfrenta resistência de parlamentares da oposição e de governadores que temem a perda de autonomia dos estados na área de segurança.

Nesta quarta-feira (21), a CCJ tem prevista audiência pública com o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, responsável por articular o texto da PEC.

O relator da proposta é o deputado Mendonça Filho (União-PE), que foi ministro da Educação durante o governo de Michel Temer (MDB). Os deputados vão analisar, na CCJ, a admissibilidade e constitucionalidade das mudanças.

A proposta busca estabelecer diretrizes para uma atuação coordenada entre União, estados e municípios no combate à criminalidade. A intenção é aumentar a integração federal e os entes.

Entre as mudanças, a PEC inclui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) na Constituição Federal e atualiza as competências das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), além de ampliar as atribuições das guardas municipais.

Se for aprovada na CCJ, a PEC seguirá para uma comissão especial criada especificamente para o debate da matéria. Depois, ainda precisará ser aprovada no plenário em dois turnos.

Mais Recentes da CNN

Últimas

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80%...

Câmara Municipal de Pelotas apresenta projeto destinando espaço à memória do Cel Massot

Uma proposição do Vereador Daniel Fonseca, Policial Militar, pretende...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Uso de câmeras corporais comprova efetividade do trabalho da Brigada Militar em Porto Alegre

Utilizada há um ano, estrutura digital de combate ao crime mostra redução de indicadores e garante respaldo às ações policiais Correio do Povo O uso de...

Publicado edital de abertura do Concurso Público de Ingresso na Carreira de Delegado de Polícia

As inscrições serão realizadas no período de 13 de outubro até as 17h do dia 12 de novembro Correio do Povo Foi publicado no Diário Oficial do...

Pesquisa Mundial em 144 países cita Pelotas como cidade exemplar de redução da criminalidade

Pelotas é destaque internacional por reduzir mais de 80% da criminalidade A cidade de Pelotas (RS) ganhou destaque internacional como exemplo positivo de redução da...