Sucessor do traficante Pequeno, homem foi detido por policiais do 26º BPM após troca de tiros na Vila da Paz
Marcel Horowitz Correio do Povo
Um homem apontado como liderança de uma facção foi detido na madrugada desta segunda-feira após trocar tiros com a Brigada Militar em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. O preso, 28 anos, é considerado sucessor do traficante Pequeno, que segue isolado na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) desde maio, quando foi esfaqueado por outros detentos.
Por volta das 2h50min, policiais do Serviço de Inteligência identificaram um Volkswagen Voyage branco cujo tripulantes eram suspeitos de envolvimento em um homicídio. O motorista acelerou o veículo após perceber a aproximação de uma viatura.
Em meio à perseguição, os fugitivos dispararam um fuzil calibre 5.56 contra a viatura. A arma de grosso calibre era reforçada por um carregador do tipo caracol, que permite rajadas ininterruptas, mas a peça falhou.
O automóvel dos criminosos rumou para o interior da Vila da Paz, onde, na Rua Quatro, acabou capotando. Dois passageiros conseguiram escapar por uma área de mata, enquanto um terceiro permaneceu no local e desferiu tiros de pistola contra a Força Tática do 26º BPM, que revidou.
Após o confronto, o atirador se rendeu e foi identificado como gerente do tráfico na Vila da Paz. Ele estava foragido e tem antecedentes por ao menos dez homicídios, tráfico, roubo e porte ilegal de armas, entre outros delitos.
No momento da prisão, um grupo de 20 apoiadores do traficante tentou cercar a viatura e exigiu que ele fosse solto, o que não aconteceu. A turba foi contida e houve a prisão de um homem, 32 anos, que ameaçou de morte os policiais.
Ninguém ficou ferido. Foram apreendidos um fuzil .556, uma pistola calibre 9 milímetros, porções de haxixe, maconha e quase 80 munições de calibres diversos. As duas armas são de uso restrito às forças de segurança e estavam com numeração raspada.