Edição Impressa

Segurança Pública em Destaque – Passo Fundo

CONFIRA A REPORTAGEM EM VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA

Localizada na região norte do Estado, Passo Fundo sempre foi conhecida como uma área sensível à atuação da criminalidade, especialmente por ser uma rota de fuga acessível para várias regiões do Estado e para Santa Catarina.

Nos últimos anos, a cidade — com mais de 215 mil habitantes — tem intensificado as ações de combate ao crime graças à gestão integrada da Prefeitura Municipal com as forças de segurança, como a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, entre outros órgãos. As ações ocorrem em diversos espaços públicos.

Além das abordagens e fiscalizações, a Prefeitura realizou investimentos significativos em tecnologia, com destaque para o videomonitoramento e o cercamento eletrônico.

São mais de 1.300 equipamentos em operação, somando os utilizados pela Prefeitura Municipal e pela Brigada Militar.

O vice-prefeito da cidade, Coronel Volnei Ceolim — que atuou por mais de 30 anos na Brigada Militar — afirmou em entrevista à Rede ABC da Segurança Pública – Correio Brigadiano que diversas ações de gestões anteriores possibilitaram à administração do Prefeito Pedro Almeida intensificar ainda mais o combate à criminalidade.

— Todos sabemos que uma das piores situações para o criminoso é a sua identificação. Na medida em que ele corre risco de ser identificado e, consequentemente, preso, passa a atuar em outro local.

— Passo Fundo hoje apresenta um ambiente de difícil atuação criminosa, pois são mais de mil câmeras instaladas. Isso se deve ao fato de que a atual administração elegeu a segurança pública como uma de suas principais prioridades — afirmou o vice-prefeito.

Somente no Parque Linear da Avenida Brasil foram instaladas 38 câmeras, cujas imagens são transmitidas simultaneamente ao Centro de Operações do Município.

O Secretário de Segurança Pública, Tadeu Trindade — que também atuou por mais de 30 anos como sargento da Brigada Militar — acrescentou que a administração municipal entende a segurança como resultado de diversos fatores: presença física do agente, operações contínuas, educação, repressão, e, sobretudo, uso de tecnologias.

— Passo Fundo, há alguns anos, vem tratando a segurança pública de forma muito particular, e os resultados positivos estão se confirmando. Dificilmente crimes e ilicitudes são cometidos sem que os autores sejam identificados.

— Nas escolas municipais, por exemplo, temos no mínimo duas câmeras de monitoramento da DGT-Tecnologia, conectadas à nossa central de operações, todas com botão de pânico para pronto atendimento quando acionado por alguém em risco — sejam alunos, professores ou outros membros da comunidade escolar — acrescentou Trindade.

— Nos acessos à zona rural, no interior do município, as câmeras reforçam o cerco juntamente com as entradas principais, dificultando a fuga de criminosos. Parte dessas câmeras conta com sistema OCR, que permite a identificação de veículos envolvidos em ocorrências ou que circulam de forma irregular — explicou.

Além dos investimentos do município, a Brigada Militar, por meio do 3º RPMon, conta com uma central de monitoramento própria, que gerencia suas câmeras e recebe o espelhamento das demais imagens do município, promovendo total integração no compartilhamento de imagens e informações entre os agentes.

O Comandante do 3º RPMon, Tenente-Coronel Marcelo Scapin Rovani, relembra que as primeiras câmeras de monitoramento foram instaladas em 2004.

Segundo ele, a tecnologia tem sido uma grande aliada da segurança pública, facilitando especialmente o trabalho da inteligência policial. O reconhecimento facial, a identificação veicular e outros recursos não só contribuem para a prisão dos criminosos, como também servem como prova em processos judiciais.

CONFIRA NOSSA REPORTAGEM

Últimas

Rodrigo Mohr será o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar

O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente,...

Artigo: O Juiz Militar Orpheu Corrêa

No mês da Consciência Negra, apresentamos um artigo sobre...

Sai nova pesquisa para Governo do RS

PESQUISA PARA GOVERNADOR – RIO GRANDE DO SUL A pesquisa...

Brigada Militar retira das ruas 33,9 toneladas de drogas e mais de mil armas de fogo em dez meses de 2025

O combate ao tráfico de drogas inclui as apreensões...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Rodrigo Mohr será o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar

O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente, e a desembargadora Gabriela John, a corregedora-geral GZH O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul elegeu...

Artigo: O Juiz Militar Orpheu Corrêa

No mês da Consciência Negra, apresentamos um artigo sobre o primeiro desembargador negro da Justiça Militar do RS, um resgate histórico realizado pelo Desembargador...

Sai nova pesquisa para Governo do RS

PESQUISA PARA GOVERNADOR – RIO GRANDE DO SUL A pesquisa de novembro do Instituto Methodus analisou três frentes da eleição de 2026: Disputa pela Presidência da República – Acesse...