Edição Impressa

Filho e neto de brigadianos, Dr. Manoel Roberto Maciel Trindade recebeu a Medalha do Mérito do Serviço de Saúde da Brigada Militar

Na tarde desta terça-feira (19), o Dr. Manoel Roberto Maciel Trindade recebeu a Medalha do Mérito do Serviço de Saúde da Brigada Militar. O Coronel que é Médico da Reserva da Brigada Militar, foi agraciado com honraria concedida a profissionais que se destacam pela dedicação, competência e contribuição à saúde da corporação e da sociedade gaúcha.

Filho e neto de brigadianos, o Dr. Manoel sempre elevou o nome da Brigada Militar por onde passou. Na ativa, chegou ao posto de Coronel Médico, com atuação marcante no CRESA e na Ajudância-Geral no QCG da Brigada Militar. Mesmo após sua passagem para a reserva, mantém intensa atividade profissional, atendendo no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em consultório privado, sempre em apoio à família brigadiana. Foi professor de grande parte dos oficiais médicos da Brigada Militar e consolidou-se como referência na Medicina Gaúcha.

Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Coordenador das Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS).

A outorga da medalha reconhece uma trajetória marcada pela ética, espírito público e compromisso com a saúde, tornando o Dr. Manoel Roberto Maciel Trindade uma inspiração para a medicina militar e civil no Rio Grande do Sul. O profissional atuou ativamente entre os anos 80 e 2000 na BM.

O Chefe do EMBM demonstrou a nova realidade da BM no âmbito do Departamento de Saúde com inovações que se sucedem. Relatou que certamente no tempo em que o Cel Médico atuou, ainda era embrionário, o tão sonhado Centro Clínico que demorou décadas para ser concluído e hoje é uma realidade, atendendo os militares.

Com relação ao Hospital da BM ele se tornou referência em especialidades e qualidades de cirurgias, por exemplo. Se referiu que um dos problemas que tem sido motivo de preocupação por parte do comando são os problemas de doenças mentais que afetam a sociedade e por evidente atingem os policiais que estão diretamente em contato com níveis mais elevados de estresse e conflitos sociais.

O Chefe do EMBM, Coronel Luigi Gustavo Soares Pereira agradeceu pelo serviço prestado a corporação, reafirmando a excelência do quadro médico presente hoje no DS. A BM tem investido no quadro de saúde, estando prestes a incluir 26 médicos, ficando um claro de aproximadamente 10 profissionais.

•⁠  ⁠Todas as novas gerações que atuam na área médica da BM têm como referência bons profissionais que deixaram um legado em momentos bem mais difíceis.

•⁠  ⁠Essas referências estão personificadas em médicos como o Cel. Médico RR. Manoel Roberto Maciel Trindade, finalizou o Chefe do EMBM.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente do CREMERS DR. Régis Fernando Angnes e vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade e Acompanhada também pela Sargento Clarice Pasqualotto que é presidente do Conselho deliberativo e fiscal da IBCM.

Últimas

Pesquisa constata que segurança pública é a principal preocupação dos brasileiros

No fim de 2024, a Quaest apontava que a...

Tradição e resultados: 188 anos da Brigada Militar a serviço do Rio Grande do Sul

Por CLÁUDIO FEOLI, comandante-geral da Brigada Militar O que separa...

República, é possível reconstruí-la, na qual o poder sirva à justiça e a justiça sirva ao povo?

Marco Antônio Moura dos Santos A Proclamação da República, em...

Banda do 3º BPM celebra 130 anos mantendo viva a alma musical da Brigada Militar

Grupo criado em 1895 preserva tradição, aproxima a corporação...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Pesquisa constata que segurança pública é a principal preocupação dos brasileiros

No fim de 2024, a Quaest apontava que a economia liderava as preocupações da população. A pesquisa foi feita nove dias depois da operação...

Tradição e resultados: 188 anos da Brigada Militar a serviço do Rio Grande do Sul

Por CLÁUDIO FEOLI, comandante-geral da Brigada Militar O que separa 1837 de 2025? Em 1837, começava o reinado da Rainha Vitória, cuja linhagem levaria, gerações...

República, é possível reconstruí-la, na qual o poder sirva à justiça e a justiça sirva ao povo?

Marco Antônio Moura dos Santos A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, não foi uma mudança de mãos, foi uma mudança de...