Edição Impressa

Feliz Sete de Setembro! Feliz Independência do Brasil!

   Marco Antônio Moura dos Santos[1]

Quadro de François-René Moreau retrata Dom Pedro proferindo o grito da Independência


   Feliz?????? Temos o que comemorar hoje!

O povo tem direitos e garantias? Têm direito à liberdade de expressão? Têm segurança jurídica? Têm direitos humanos preservados?

Em 1822 foi proclamada a Independência do país, sendo reconhecida em 1825[2] no concerto internacional. Entretanto, infelizmente até hoje ela ainda não foi alcançada, pois só haverá com liberdade para o povo, o que irá permitir trilharmos caminhos e escrevermos um futuro melhor para o Brasil.

Somente juntos poderemos construir melhores dias e com mais qualidade de vida para a sociedade, com harmonia social e buscando a resolução dos problemas que afligem o povo brasileiro.

Que sejamos mais firmes em prol de um Brasil, não só com independência econômica, política, social, mas com desenvolvimento, cidadania, menos desigualdades e com muito mais respeito aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana.

A construção desse País deve ser diária, com o exercício pleno das competências dos poderes constituídos, com responsabilidade, altives, dignidade e respeito a Constituição.  É preciso assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, da liberdade, segurança, bem-estar, desenvolvimento, igualdade e a justiça como valores supremos da sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos.

Precisamos ainda que instituições de relevantes serviços a serem prestados ao País, como a Ordem dos Advogados do Brasil, a Defensoria Pública, o Ministério Público Federal e Estaduais desenvolvam suas atribuições legais.

Não poderemos alcançar a independência plena, quiçá parcial, sem uma imprensa que possa ser seguida, ouvida, lida, da qual se receba informações sobre fatos com a imparcialidade devida; sem radicalismos, influências ideológicas, partidárias, econômicas, pessoais e “escusas” que afrontam realmente  a soberania.

Precisamos ter mais motivos para comemorar!

POR UM PAÍS MAIS JUSTO E SEGURO!

SETE DE SETEMBO! DIA DA INDEPENDENCIA DO BRASIL.


[1] CORONEL QOEM Res Brigada Militar/RS Especialista INTEGRAÇÃO E MERCOSUL/UFRGS

[2] O Reconhecimento da Independência do Brasil só foi formalizado com o Tratado do Rio de Janeiro, assinado entre Brasil e Portugal em 29 de agosto de 1825, no qual Portugal, com a mediação da Grã-Bretanha, aceitou a emancipação brasileira mediante o pagamento de uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas.  Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência brasileira, em 1824, motivados pela Doutrina Monroe e por interesses comerciais.

In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil

Últimas

Pronasci disponibiliza 53 mil bolsas formação para Policiais com remuneração até 15.000,00

O Ministério da Justiça e Segurança Pública torna público...

MPRS destaca o papel da Brigada Militar, por meio do Proerd, na prevenção de crimes de violência extrema

Proerd expande a abordagem sobre os riscos da hiperexposição...

Projeto de Lei quer que policial ao se aposentar fique com arma do estado como fiel depositário

PROJETO DE LEI (PL3445) DE AUTORIA DO DEP FEDERAL...

Defasagem salarial, entenda como é o cálculo e faça sua simulação

Defasagem salarial é um termo recorrente na vida dos...

Patrocinadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Pronasci disponibiliza 53 mil bolsas formação para Policiais com remuneração até 15.000,00

O Ministério da Justiça e Segurança Pública torna público o Edital n.º 13/2025, que oficializa a abertura do Ciclo 2025 do Projeto BolsaFormação, no âmbito...

MPRS destaca o papel da Brigada Militar, por meio do Proerd, na prevenção de crimes de violência extrema

Proerd expande a abordagem sobre os riscos da hiperexposição de crianças e adolescentes em plataformas e redes sociais O Projeto Sinais do Núcleo de Prevenção...

Projeto de Lei quer que policial ao se aposentar fique com arma do estado como fiel depositário

PROJETO DE LEI (PL3445) DE AUTORIA DO DEP FEDERAL CAP AUGUSTO JUSTIFICATIVA: O presente projeto de lei vem em benefício daqueles que dedicaram suas...