O curso se iniciou no dia 30 de maio deste ano e cumpriu o planejamento de ensino de 495 horas-aula; a solenidade foi realizada no campus da Ulbra, em Canoas
Fernanda Bassôa Correio do Povo
Aconteceu nesta sexta-feira, no campus da Ulbra, em Canoas, a formatura de habilitação à promoção para a graduação de 2º sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Com 322 formandos, o curso se iniciou no dia 30 de maio de 2005 e cumpriu o planejamento de ensino de 495 horas-aula, sendo 240 horas ministradas na modalidade de ensino à distância e 225 presencialmente, sendo a parte presencial dividida em três etapas.
As disciplinas abrangeram o conhecimento técnico-profissional general e conhecimento técnico-profissional específico na temática do bombeiro militar, destacando-se as disciplinas de prevenção de incêndio, busca de salvamento, tática de combate a incêndio e defesa civil. A partir da habilitação, os militares passarão a integrar as diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, representando um incremento de recursos humanos qualificado e responsável.
O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RS, coronel Julimar Fortes Pinheiro, iniciou seu discurso resgatando as origens da corporação, falando sobre o fundamento de que o Estado tem o dever inalienável de proteger a vida e o bem público. “Alicerçadas na conduta e na coragem de combatentes, que ousaram enfrentar as agruras do fogo. Valendo-se de valores e princípios, o Corpo de Bombeiros Militar, se estabelece como uma instituição de maior credibilidade para a sociedade brasileira.”
O coronel enfatizou que o Corpo de Bombeiros é a prova viva que o tempo não apaga os verdadeiros valores. “O tempo, os engrandece e fortalece a coragem, a disciplina, a humanidade, a excelência e a dedicação absoluta à vida. Hoje comemoramos mais um momento de vitórias para nossa corporação. Todos aqui já são vitoriosos porque escolheram estar entre os melhores. E venceram todos os desafios para concretizar seus sonhos e objetivos pessoais quando ingressaram nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul.” Por fim, exaltou que todos os militares presentes foram aprovados em todas as etapas do curso e hoje, conjuntamente, podem comemorar mais esta vitória.




